A segunda etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-23 teve seus semifinalistas definidos nesta quarta-feira (15.06), com a realização de 34 partidas nos dois naipes. A competição em Jaboatão dos Guararapes conta com três campeões mundiais Sub-21, e todos avançaram à disputa de medalhas. Os jogos se encerram nesta quinta-feira (16.06), com as semis e finais a partir das 8h30, na Praia de Piedade. Em lados opostos, dois paranaenses duelaram por uma vaga na final do masculino.
As semifinais no torneio masculino serão entre Rafa/Renato (PB) contra Allyson Lima/Kaique (CE/RS) e Vinícius/Eduardo Davi (ES/PR) contra Arthur Lanci/George (PR/PB). Arthur Lanci e George são campeões mundiais Sub-19 e Sub-21. Será também um encontro entre ex-parceiros, já que Arthur Lanci e Eduardo Davi jogaram juntos por várias temporadas.
Três duplas chegam invictas com três vitórias, enquanto Allyson Lima/Kaique já foram derrotados uma vez na competição, na fase de grupos. Apenas os paraibanos Rafa e Renato chegam para a disputa sem terem perdido nenhum set até agora.
Na etapa de abertura, em João Pessoa (PB), os títulos ficaram com duas duplas que não atuaram juntas em Jaboatão. Allyson Lima e Jefferson (CE) foram os vencedores no naipe masculino, enquanto Tainá e Paula Hoffmann (SE/RJ) ficaram com o ouro no feminino.
No torneio feminino terão os seguintes confrontos: Ana Patrícia/Paula Hoffmann (MG/RJ) contra Victoria/Giovanna (MS/RJ), e Carol/Vitoria (SE/RJ) contra Andressa/Tainá (PB/SE). Ana Patrícia conquistou recentemente o Mundial Sub-21 ao lado da sergipana Duda. Além disso, a mineira também é campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude.
Entre as classificadas, apenas Victoria e Giovanna já foram superadas no torneio. As outras três duplas chegam à semifinal com três vitórias na competição. Apenas Ana Patrícia e Paula Hoffmann ainda não perderam nenhum set em Jaboatão dos Guararapes.
Após a etapa de Jaboatão, o Sub-23 já tem paradas garantidas em Recife (PE), de 14 a 16 de junho, e Cabo Frio (RJ), de 26 a 28 de julho, Rio de Janeiro (RJ), de 5 a 7 de setembro, Brasília (DF), de 3 a 5 de outubro e São José (SC), de 5 a 7 de dezembro.
Além dos campeões de cada parada, existe um campeão geral da temporada, somando os pontos de todos os eventos. Ao contrário do Sub-19 e do Sub-21, em que as duplas precisam ser da mesma federação, no Sub-23 elas podem estar registradas em estados diferentes. A categoria também possui premiação em dinheiro, com os campeões de cada naipe recebendo R$ 3,7 mil.
Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)