O reinado dos norte-americanos Todd Rogers e Phil Dalhausser no Circuito Mundial de Vôlei de Praia foi abaixo por mãos brasileiras, sendo duas delas paranaenses. Neste DOMINGO (22.05), os brasileiros Alison e Emanuel bateram os norte-americanos na decisão da etapa da República Tcheca, a terceira da temporada 2011, e deram fim a uma invencibilidade de 40 partidas que os rivais sustentavam na competição. Esta é a primeira medalha de ouro da dupla brasileira na história do Circuito Mundial. Mas separados, Alisson e Emanuel já conseguiram tal façanha.
Alison e Emanuel, que chegaram invictos à decisão, confirmaram a ótima participação no torneio com uma convincente vitória por 2 sets a 0 (21/19 e 21/14) diante dos norte-americanos, que venceram as sete últimas etapas que disputaram na competição.
Esta foi a segunda vitória da dupla brasileira sobre os campeões olímpicos de Pequim/2008, que venceram os outros oito confrontos já realizados.
“Foi nossa melhor partida em dois anos de parceria”, avalia Emanuel. “Foi uma festa linda e a torcida nos deu muita força. Mas ainda temos mais coisas para aprender sobre a melhor maneira de enfrentá-los para que possamos seguir jogando bem”, comenta o brasileiro.
Na disputa de terceiro lugar, os suíços Heyer e Chevallier, vindos do qualifying, derrotaram os brasileiros Pedro Cunha e Pedro Solberg por 2 sets a 1 (21/18, 18/21 e 17/15), garantindo também um lugar no pódio.
Com o vice-campeonato em Praga, Rogers e Dalhausser seguem na liderança do ranking mundial, agora com 1.740 pontos. Alison e Emanuel chegaram a 1.380 e estão em segundo lugar, seguidos pelos chineses Wu e Xu, que somam 1.080.
Em duas semanas, Pequim, na China, receberá o primeiro Grand Slam da temporada 2011, entre os dias seis e 11 de junho. O Brasil tem oito duplas inscritas na competição: Alison/Emanuel, Márcio/Ricardo, Pedro Cunha/Pedro Solberg, Thiago/Harley, Benjamin/Bruno Schmidt, Fábio Luiz/Billy, Moisés/Ferramenta e Bruno/Fernandão.