O primeiro dia do Campeonato Estadual Sub-17 em Toledo nesta sexta-feira (24.04) apresentou jogos de boa qualidade técnica com a maioria terminando em 3 sets a 0, revelando o eficiente poder ofensivo das equipes que disputam o torneio da Federação Paranaense de Voleibol (FPV).
Na classificação do grupo A feminino, a equipe do Círculo Militar/Dom Bosco lidera a disputa com 3 pontos conquistados. Em segundo está o Guarapuava/Guadalupe, com a mesma pontuação, e em terceiro a equipe da cidade de Palotina, com nenhum.
No grupo B a liderança é do Martin Luther/Marechal Cândido Rondon com seis pontos somados até aqui. Em dois jogos, a equipe do treinador Miro dos Santos conquistou duas ótimas vitórias por 3 sets a 0, uma contra o Clube Curitibano e outra contra Medianeira.
Em segundo lugar no grupo B, com 3 pontos, está a equipe do Toledo/Avotol. As donas da casa somam uma vitória e uma derrota até agora. Em terceiro vem a equipe do Clube Curitibano, com a mesma campanha, e em quarto a equipe da Prefeitura de Medianeira, que até o momento não conquistou nenhuma vitória.
Pelo naipe masculino, após a conclusão da primeira rodada quem lidera o torneio é o time da casa. O Toledo/Prati/Copel Telecom tem duas vitórias em dois jogos, ambas por 3 sets a 0, e seis pontos somados na tabela de classificação.
A segunda posição é do Ponta Grossa/Neo Master do treinador Dalmo de Souza, com cinco pontos somados. Em terceiro vem o Círculo Militar/Dom Bosco, comandado pelo técnico Ricardo Bientinez, que até agora tem quatro pontos. Estas duas equipes realizaram na tarde de hoje um jogo épico, que terminou em 3 sets a 2 para o Neo Master, após uma virada espetacular quando o jogo estava 2 a 0 para o Círculo.
Na quarta colocação do grupo masculino vem o atual campeão da categoria 98 do ano passado. O Umuarama/Colégio Global do treinador Amauri soma três pontos em dois jogos. Em quinto está a equipe de Medianeira, que junto com o AVM/São Jorge do Patrocínio, fizeram boas partidas mas ainda não conquistaram nenhuma vitória.
A segunda rodada do Campeonato Estadual Sub-17 continua neste sábado (25.04), a partir das 8h30, nos ginásios Alcides Pan e Hugo Zeni, no centro de Toledo. A entrada é gratuita em ambos os locais de competição.
Veja todos os resultados de sexta-feira (22.04):
Toledo/Prati/Copel Telecom 3 x 0 AVM/São Jorge do Patrocínio (MASC)
Umuarama/Global 3 x 0 Medianeira (MASC)
Martin Luther/MCR 3 x 0 Clube Curitibano (FEM)
Círculo Militar/Dom Bosco 2 x 3 Ponta Grossa/Neo Master (MASC)
Toledo/Avotol 3 x 0 Medianeira (FEM)
Palotina 0 x 3 Guarapuava/Guadalupe Madeiras (FEM)
Ponta Grossa/Neo Master 3 x 0 AVM/São Jorge do Patrocínio (MASC)
Medianeira 0 x 3 Martin Luther/MCR
Umuarama/Global 0 x 3 Toledo/Prati/Copel Telecom (MASC)
Medianeira 0 x 3 Círculo Militar/Dom Bosco (MASC)
Clube Curitibano 3 x 1 Toledo/Avotol (FEM)
Círculo Militar/Dom Bosco 3 x 0 Guarapuava/Guadalupe Madeiras (FEM)
Um jogo para não sair tão cedo da memória
Os treinadores Dalmo de Souza do Ponta Grossa/Neo Master e Ricardo Bientinez, o Ricardinho, do Círculo Militar/Dom Bosco, foram os comandantes da seleção paranaense infantojuvenil na campanha em que terminamos na quinta colocação do Campeonato Brasileiro de Seleções, em Saquarema, há uma semana.
Coube ao destino impor que ambos os treinadores se encontrassem novamente, mas desta vez em caminhos opostos e, sobretudo, fazendo o jogo de estreia de suas respectivas equipes no Estadual Sub-17. Com é de praxe entre eles e até mesmo de seus atletas, a cordialidade e respeito imperou durante o jogo.
E que jogo, amigo!
No começo, parecia que o Círculo Militar ia, literalmente, destruir o time de Ponta Grossa, abrindo logo 2 sets a 0 sem maiores dificuldades e sobrando em quadra. A equipe de Curitiba encaixou os ataques nas pontas e caprichou nos bloques, não deixando espaço de reação à equipe de Ponta Grossa, sobretudo no primeiro set.
No segundo a equipe pontagrossense foi melhorando gradativamente e ganhando mais confiança, mas não foi suficiente para conter o ímpeto do Círculo, que acertava grande parte dos ataques e defendia muito bem o arsenal de paralelas e diagonais impostas pelo adversário.
Foi no terceiro set que a mágica aconteceu e a equipe do Ponta Grossa/Neo Master conquistou uma virada incrível e fechou o jogo em 3 sets a 2, parciais de 18/25, 23/25, 25/23, 25/15 e 17/15 no tie break.
O treinador Dalmo promoveu uma substituição tática na defesa que, segundo ele, melhorou o time. “Houve uma mudança no time no terceiro set que deu uma melhorada. Estruturamos um pouco mais o bloqueio, mudamos o estilo da marcação e amortecemos mais a boa. Aí eles se perderam um pouco, antes o Círculo estava virando muitas bolas. Depois da mudança isso não aconteceu mais com tanta frequência e o time ganhou confiança. Meu time não desistiu e conseguimos a virada. O que não aconteceu no Brasileiro, aconteceu aqui hoje. O time foi aguerrido, brigador e teve um bom resultado no fim. Na continuação, amanhã (sábado), teremos mais duas pedreiras, contra Umuarama e Toledo”, explicou o treinador.
O quarto set foi o menos difícil. Prenúncio da emoção que viria no tie break, que foi até os 17 pontos e elevou a emoção de todos os presentes no ginásio Hugo Zeni a níveis elevados de adrenalina.
Após o jogo, os técnicos cumprimentaram-se a deram um abraço, afinal Ricardo e Dalmo são amigos pessoais, comandaram a seleção paranaense infanto e mantêm uma rivalidade sadia apenas dentro de quadra. Suas equipes são parceiras e, não raro, uma instituição cede atletas para a outra.
“Nossas partidas geralmente são jogos de viradas espetaculares, com emoção à flor da pele. Já perdi e já ganhei assim do Círculo algumas vezes. Ano passado eles foram campeões do 99 e nós, na mesma geração do ano anterior, fizemos a final dos escolares contra o Círculo e fomos campeões”, explica Dalmo, que encerra.
“Quando acaba o jogo estamos sempre juntos, os rapazes também se dão super bem, têm relação de amizade entre eles. Nesta geração eles tem um grupo muito forte e nós também. Apesar da agonia e adrenalina, até gostei que o jogo terminou 3 a 2, só para manter a tradição entre nossas equipes”, revela Dalmo.
– –