Por assessoria, em Curitiba (PR)
Neste sábado (10), o ex-presidente da Federação Paranaense de Voleibol, Neuri Barbieri, foi homenageado no Centro de Esporte e Lazer Max Rosenmann, em São José dos Pinhais, após o encerramento do torneio que levou o seu nome. Organizada pela Associação de Incentivo ao Esporte e Lazer de SJP (AIEL), com apoio da FPV, a Taça Neuri Barbieri de Voleibol contou com a participação de seis equipes na categoria Sub-19 masculino, sendo elas: Avojoi Vôlei Joinville, Amavolei, AAAEF Londrina, SMEL Araucária/ASPMA/Berneck, Círculo Militar do Paraná/Trane e São José dos Pinhais/AIEL. Com seis vitórias em seis jogos, o time de Araucária foi o campeão da competição.
Seguindo os protocolos de segurança, os jogos foram realizados sem a presença do público. Na cerimônia de premiação e honra, além do homenageado, estiverem presentes o atual presidente da federação, Jandrey Vicentin, a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e o Secretário de Esportes e Lazer, Alessandro Hendler.
“Essa homenagem representou muito. Sinceramente, eu não esperava e me emocionou demais. Eu já tinha parado, estava sem nenhum contato com o voleibol, mas fui convidado a estar aqui nesta noite e confesso que até fiquei com vontade de voltar. Foram 38 anos da minha vida com muitas alegrias e hoje recordei de quase todas. Esperamos que essa competição seja o reinício. Agradeço a todos os participantes desse evento que me homenageou e desejo a esses atletas muito sucesso na carreira”, declarou Neuri.
Além de um troféu entregue pela organização do evento, Barbieri recebeu das mãos do presidente Jandrey Vicentin uma peça de madeira de ipê-roxo repleta de significado. “Entreguei ao Neuri uma obra de arte. Aquela peça carrega um simbologia muito grande. Numa madeira de 38 anos foi talhada a logo da Federação. Como ele próprio talhou durante 38 anos sua história no vôlei do Paraná, uma marca que jamais deve ser esquecida e sempre deve ser reverenciada.” Segundo o presidente, “a competição em sua homenagem é um reconhecimento em vida de tudo o que ele fez em prol do voleibol paranaense. São José dos Pinhais, através do secretário Alessandro, teve a ideia e a nós só restou apoiar e agradecer pela homenagem”, disse Jandrey.
De acordo com o secretário, o evento marcou o retorno do voleibol são-joseense em 2021 e a expectativa de ver o ginásio cheio é grande. “Viemos conversando com a Federação sobre a volta das competições, pois já tínhamos retornado com algumas modalidades. Conseguimos organizar esse torneio para a retomada do voleibol em nossa cidade e, para marcar esse momento, nada mais justo homenagear o Neuri por tudo que ele fez a frente da Federação nesses 38 anos. Batalhamos muito para isso acontecer e ver que deu tudo certo, que todas as equipes respeitaram é muito gratificante. Aos poucos vamos retomando e com certeza, com o avanço da vacinação, no final ou começo do ano vamos ver esse ginásio cheio novamente”, afirmou Hendler.
Fotos: Thaise Oliveira/FPV