De Curitiba (PR), Thiago Paes
Com o término das competições de pré-temporada, o foco do voleibol paranaense está voltado para o Campeonato Paranaense Sub-19 Série A e B, naipe masculino e feminino. Entre os dias 29 de abril e 1º de maio, Curitiba e Ponta Grossa recebem os jogos da competição. Durante os três dias serão disputadas 56 partidas, mais de 80h de voleibol.
Os jogos da Série A acontecerão em Curitiba, no ginásio do Clube Curitibano e Palácio de Cristal. Na disputa entre as mulheres, estão o atual campeão Marthin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon, APV/Fundesp, Clube Curitibano/Expoente, Maringá/Famma/Anglo, PM Telâmaco Borba/AVTB e PM Toledo/Prati Donaduzzi/Avotol.
Entre os homens o atual campeão PM Telâmaco Borba/AVTB terá a companhia da AVP/Dental Uni/Curitiba, PM São Miguel do Iguaçu, Maringá/Uningá/Anglo, Círculo Militar/ASRC e PM Foz do Iguaçu/Pousada Cataratas .
Os jogos da Série B serão realizados em Ponta Grossa. Na briga por uma vaga na elite em 2018, pelo naipe feminino, estarão em quadra o Colégio Aliança/CCBEU/PM Guarapuava, PM Palotina, AREC/Curitiba, UEPG/Vôlei Base, PM Astorga, PM Rolândia/Óticas King, São José dos Pinhais e PM Medianeira.
Já no masculino, PM São João do Ivaí, Champagnat/Iate Clube/FEL Londrina, PM Ibiporã, Fecam/Campo Mourão, PM Pinhais e Vila Velha Voleibol/PG estarão duelando por uma vaga na elite do voleibol paranaense.
As partidas serão disputadas no ginásio da UEPG e Colégio Marista.
Números
A FPV está realizando a maior competição da categoria Sub-19 do Brasil. Nenhum outro estado conta com 25 equipes disputando um campeonato nessa faixa etária.
O presidente da FPV e vice-presidente da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Neuri Barbieri, falou sobre a competição e destacou o trabalho realizado nas categorias de base.
“Esta é uma das maiores competições do Brasil. Isso mostra o tamanho do trabalho realizado nas categorias de base do voleibol paranaense. Somos a Federação que mais promove competições, todas elas com boa estrutura, tudo pensando no bem-estar dos atletas. Os números provam que somos uma das Federações que mais forma atletas e valoriza o trabalho de base”, afirmou Barbieri.
Formato de disputa
A competição é dividida em duas etapas classificatórias. Todas as equipes se enfrentam e as quatro melhores campanhas de cada naipe avançam a fase final. Os dois últimos colocados de cada naipe na Série A serão rebaixados e disputarão a Série B em 2018.
Calendário
A segunda etapa da Série A acontecerá de 1º a 3 de setembro, em Toledo, Região Oeste do Paraná. A série B será disputada de 18 a 20 de agosto, em São José dos Pinhais.
O Campeonato Paranaense Sub-19 Série A e B é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), patrocinado pela Penalty, com apoio do Círculo Militar do Paraná, Clube Curitibano/Expoente, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Colégio Marista. Mais informações desta e de outras competições estão disponíveis no site www.voleiparaná.com.br e na Fan Page www.facebook.com/voleiparana.
Assessoria de imprensa FPV
[email protected]
www.facebook.com/voleiparana
www.flickr.com/voleiparana