De São José dos Pinhais (PR), Maria Ester Chaves
O clima do terceiro dia de competições no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, é de uma enorme família: equipes se cumprimentando, amizades se formando, famílias torcendo juntas e atletas ficando cada vez mais à vontade na hora de entrar em quadra. Esse cenário, que já é conhecido pela maioria dos times, ainda é novidade para o FME Balneário Camboriú (SC), que participa pela primeira vez da Taça Paraná de Voleibol, na categoria mirim feminino.
“Para mim está sendo uma experiência maravilhosa porque eu amo esporte. Passar por isso aqui não tem preço! Estar com as amigas, jogando em um evento nacional é incrível. De tudo que nós vamos levar, acredito que o mais importante é o fato de aprender a lidar com os erros, tanto os nossos, como os da equipe”, conta a jogadora da categoria mirim Aimê Knutez, de 13 anos.
A técnica Jacqueline Feldmann fala do quanto elas estão aprendendo em cada partida. “Aqui elas estão vendo o esporte de perto, jogando com times de níveis técnicos diferenciados, com meninas de vários cantos do Brasil, como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro. Essa experiência agrega não só como atleta, mas também como pessoa. Na questão comportamental, por exemplo, elas têm que lidar com as diversas situações que o jogo pode proporcionar. Com certeza ,voltaremos nos próximo anos”.
Até agora, Camboriú fez cinco partidas e saiu com uma vitória. Na tarde desta segunda-feira (31.10), no confronto contra a FUBE-SC, o time perdeu por 2 sets a 1 (25/20, 25/12 e 15/5). Mas até na hora de lidar com a derrota, as mirins estão progredindo, como relata Liz Kyukawa, mãe da Kauany, de 12 anos, que veio de Santa Catarina para acompanhar a competição.
“Nos primeiros jogos, elas ainda não estavam entrosadas como time. Então fizemos oficinas juntas e elas conseguiram se abraçar como equipe e na prática isso é muito notável. Elas estão se ajudando mutuamente, se respeitando, sendo solidárias umas com as outras. E as derrotas serviram para mostrar que quando o assunto é voleibol, ninguém alcança a vitória sozinho”, disse.
A Taça Paraná de Voleibol 2016 é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), através da Prospection Produções e Eventos, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Para mais informações, acesse as fanpageswww.facebook.com/voleiparana e www.facebook.com.br/tacaparana
Assessoria de Imprensa FPV
Maria Ester Chaves Niespodzinski
[email protected]