Da redação, Josi Schmidt
Durante a 17ª Taça Paraná a Federação Paranaense de Voleibol (FPV) promoverá duas avaliações visando atender a demanda do quadro nacional de arbitragem da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Árbitros regionais serão avaliados a fim de ascenderem para a categoria de Aspirante à Nacional, e os árbitros aspirantes à nacionais serão avaliados para ascenderem à categoria Nacional, o que os credenciam a atuar em competições de elevado índice técnico, como a Superliga, por exemplo.
Até 2015 as avaliações eram realizadas durante os Campeonatos Brasileiros de Seleções, promovidos pela CBV, e, participavam todas as federações com um árbitro de cada Estado. De acordo com o presidente da Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol (COBRAV), Carlos Rios, isso acabava não sendo justo com a demanda existente. Nessa nova formatação, aproveitando competições nacionais como a Taça Paraná onde 10 Estados estarão participando, a oferta ao Sul e Sudeste será maior, compensando o volume de competições do quadro destas regiões.
“Essa iniciativa vai atender a demanda principalmente das regiões Sul e Sudeste, onde os árbitros poderão participar das avaliações continuadas de acordo com a categoria e interesse de cada um. O objetivo é, daqui para frente, fazer outras avaliações como esta em competições desse nível e proporção” afirmou Rios.
A Taça Paraná, maior competição de voleibol das categorias de base da América Latina, já recebeu um curso dessa natureza em 2010. Na oportunidade foram avaliados árbitros que atuam hoje no cenário nacional como os paranaenses Jonir Fernandes, Tiago Possobon, Fernando Misturini e Guilherme Padilha.
Neste ano, o paranaense Paulo Ricardo Turci e o gaúcho Silvio Cardozo da Silveira, ambos árbitros internacionais, serão os avaliadores.
A Federação Paranaense de Voleibol está sempre na vanguarda das capacitações, desta vez com os árbitros. “A proposta é de que até o primeiro trimestre de 2018 a FPV realize também os cursos técnicos de nível II, III e quiçá IV”, comentou o superintendente da Federação, Jandrey Vicentin.
A 17ª edição acontece entre os dias 27 de outubro e 1º de novembro, com a participação de 155 equipes, nas categorias mirim, infantil, infantojuvenil e juvenil.
A Taça Paraná é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), em parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais e apoio do Sesc-Fecomércio, CREF9/PR, Bristol Hotéis e da marca esportiva 361º. Mais informações acesse: www.tacaparanadevolei.com.br
Assessoria de imprensa
[email protected]
www.flickr.com/voleiparana
www.facebook.com/voleiparana
www.instagram.com/voleiparana