Visando padronizar a aplicação da regra e o aperfeiçoamento dos árbitros, a Federação Paranaense de Voleibol (FPV) realizou no último sábado (09.04) a primeira Clínica de Arbitragem de 2016. O encontro reuniu 54 árbitros de Curitiba e Região Metropolitana, Litoral e Campos Gerais. O evento aconteceu no Centro de Referência e Qualidade de Vida da Prefeitura Municipal de Curitiba.
As discussões foram divididas em duas partes. Primeiro, o diretor da escola de árbitros, Guilherme Mendonça, abordou as questões ligadas ao vôlei indoor. Procurando orientar as marcações, sinalização e conduta do árbitro durante uma partida, foram apresentados vídeos que simulavam situações reais de jogo.
Após o debate, Guilherme destacou a importância do encontro. “Essa troca de experiências é importante para o aperfeiçoamento continuo da arbitragem, que leva a uma atuação de excelência. Exemplo disso são as últimas três finais da Superliga masculina, que contou com a presença do Paulo Turci, árbitro internacional do Paraná. Isso é furto um trabalho que estamos construindo há muito tempo, com a padronização e aperfeiçoamento do nosso quadro”, afirmou.
A segunda parte foi referente ao vôlei de praia. Gisele Amantino, árbitra paranaense internacional da modalidade, também utilizou vídeos e material didático para apresentar as novas recomendações da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Com a chegada dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a principal meta é buscar o aprimoramento da arbitragem.
“Hoje, com o objetivo traçado pela FIVB de popularizar o vôlei de praia, seja revendo suas regras, seja aproximando as duas modalidades [quadra e praia], é necessário fazer o aprimoramento dos árbitros e a aplicação destes novos conceitos em sua prática diária. O arbitro, atualmente, deve entender que faz parte do espetáculo e que é um agente estratégico desta mudança que está acontecendo no voleibol, especialmente o de praia”, salientou.
Ao final do encontro ainda aconteceu um treinamento específico para as apontadoras da FPV. Elas receberam orientações e determinações, referente ao preenchimento da súmula, para a temporada 2016.
Novo visual
Durante o encontro também foi apresentado o novo uniforme da arbitragem. A antiga camisa branca, agora foi substituída pela azul, que será utilizada somente para as competições de quadra. Também foram elaboradas uma camisa verde, somente para arbitragem do vôlei de praia, e uma nova camisa branca, que servirá com uniforme de passeio.
Agenda
A próxima Clínica de Arbitragem acontecerá em Cascavel, dia 16 de abril, às 8 horas. No mesmo dia, às 16 horas, a cidade de Francisco Beltrão sediará o encontro. Os debates sobre a arbitragem se encerram no dia 17, quando a cidade de Maringá recebe a última reunião.
Assessoria de imprensa FPV
Thiago Paes
[email protected]