De Curitiba (PR), Thiago Paes
A importância do saque foi o assunto debatido no último encontro do Grupo de Estudos do Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os encontros estão acontecendo em parceria com a Federação Paranaense de Voleibol (FPV) e o Instituto Compartilhar, promovendo uma série de debates sobre voleibol.
Fábio Stinghen, coordenador geral do evento, aponta a principal função do saque durante uma partida do voleibol. “O principal objetivo é dificultar as ações dos adversários. Porém, a influência da mídia, mostrando grandes jogadores nacionais e internacionais, tem levado os nossos jovens atletas a adotar um saque que não tem a mesma eficácia. Por vezes, ela retira do aprendiz a condição de executar um saque com um bom rendimento, porque ele não quer adotar um estilo diferente do que aparece na TV”, disse.
Durante o debate também foi abordado qual a melhor forma de fazer o atleta ter sucesso durante a execução do fundamento. “O iniciante necessita ter sucesso nas suas ações para motivá-lo a continuar praticando voleibol. O saque, por toda a dificuldade que envolve esse fundamento, nem sempre oferece êxito ao iniciante. É preciso colocá-lo em locais adaptados para este resultado, e de modo progressivo, até que a execução aconteça regularmente” afirmou Fábio.
Participaram do debate os professores Luiz Fernando Nascimento (Instituto Compartilhar), Alexandro Martins (Instituto Compartilhar – Duque de Caxias), André Guths Kugler (Colégio Positivo), Janine Rutkievicz (Leões do Volei) e Anderson Caetano (UTFPR).
Próximo encontro
O próximo debate acontecerá neste sábado (21.10), às 9h, sala A-104, na sede da UTFPR, em Curitiba. O tema será: “aula ou treino?”. Os encontros são abertos a todos os profissionais que trabalham com o voleibol e também para os acadêmicos que tem interesse na modalidade.
Assessoria de imprensa FPV
[email protected]
www.voleiparana.com.br
www.flickr.com/voleiparana