De Londrina, Guilherme Becker
Pelo segundo ano consecutivo o título do voleibol feminino dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS) é da cidade de Maringá. Neste domingo (30), no ginásio do SESI, em Londrina, as maringaenses venceram o time de Ponta Grossa por 3 sets a 0 (25/19 26/24 25/18). Com o resultado, as atletas mantêm a hegemonia do município que é um dos principais polos da modalidade no estado.
Na partida decisiva, Maringá teve pela frente as meninas de Ponta Grossa, que haviam conquistado a fase final B dos JAPS. Já na fase final A, as atletas se enfrentaram na primeira fase, com vitória da equipe do norte do estado por 3 a 1. Desta vez, as ponta-grossenses queriam a revanche, porém, no primeiro set Maringá mostrou que estava disposto a manter o troféu e venceu por 25/19.
Na segunda parcial Maringá se manteve à frente em maior parte do set, entretanto, na reta final Ponta Grossa virou e chegou a ter dois sets points. Mas a equipe dos Campos Gerais não conseguiu virar a bola decisiva e viu as maringaenses abrirem 2 a 0 com um 26/24. Abaladas com a virada, no terceiro set Ponta Grossa demonstrou nervosismo e impaciência para trabalhar a bola. Mais concentradas, as atletas de Maringá abriram vantagem e, no ataque de Laisa Gomes, fecharam o jogo com um 25/18.
Após o título, a central Bruna Aoki comemorou mais um título de Maringá. “A gente jogou contra elas na primeira fase e tivemos alguns erros, já nesta partida pudemos amenizar estes erros. Fizemos nosso jogo unido, com raça, que é o que faz a diferença. Mesmo com nossa capitã fora da competição por lesão, honramos essa camisa”, ressalta Bruna.
O treinador campeão, Juliano, não poupou elogios para suas atletas campeãs, para ele ‘guerreiras’. “Chegamos na competição como favoritos, e trabalhamos para exercer este favoritismo. Muito contente com o resultado das meninas, corresponderam bem, assimilaram tudo que foi passado, estão de parabéns nossas guerreiras”, destaca o técnico.
Vice-campeonato
Em Coronel Vivida, no mês de agosto, as atletas de Ponta Grossa conquistaram a fase final B dos JAPS, com a vitória por 3 a 1 sobre Colombo. Pouca mais de um mês depois, novamente elas estavam em outra final, agora da fase final A. Apesar do título não vir desta vez, o resultado foi comemorado pelos membros de Ponta Grossa.
O técnico Diego Sartori, destacou o trabalho realizado pelas meninas de Ponta Grossa. Para o comandante, a falta de experiência em competições de alto nível comprometeu o resultado na grande final, porém, reforçou que esta maturidade vem com a participação em torneios como os JAPS. “Particularmente estou bastante tranquilo com o rendimento delas. Pelo que definimos para a competição, conseguimos atingir todos os objetivos. Para nossa equipe ainda falta ritmo de partidas de alto nível. Com o passar do tempo, com a experiência das atletas em jogos como este, tenho certeza que essas meninas vão se dar muito bem”, conta Sartori.
Do outro lado, o treinador campeão, Juliano, também destacou o trabalho realizado em Ponta Grossa. “Uma grata surpresa. A equipe de Ponta Grossa é muito bem estruturada, bem treinada, podemos ver. Sem dúvidas tem um potencial muito grande. Acredito que para frente, a longo prazo, será um time que irá despontar no cenário estadual”, reforça Juliano, do Maringá.
Completando o pódio do voleibol feminino, Londrina garantiu o bronze ao vencer Marechal Cândido Rondon por 3 sets a 2 (17/25 25/23 25/19 18/25 15/12).
COM/SEET
Guilherme Becker
[email protected]
(41) 99212-1161