Depois de muitos dias de chuva e tempo nublado em São José dos Pinhais, o sol apareceu nesta sexta-feira (16) para abrilhantar ainda mais as finais do vôlei de praia nos 26º Jogos da Juventude do Paraná. No período da manhã foram realizadas as semifinais e a tarde as grandes finais dos Jojups 2012. O masculino teve final paranavaiense, enquanto que no feminino o confronto foi entre Maringá e a dupla da casa que levou a melhor. As disputas aconteceram na quadra de areia do Complexo Esportivo Ney Braga.
A final feminina gerou muito expectativa para a dupla anfitriã, Arieli e Fabíola. “Tinha a pressão por jogar em casa e sermos os atuais campeões”, disse o técnico Mauricio Ribaski. Apesar disso, as sãojoseenses não se intimidaram diante da boa dupla visitante, Nicole e Patrícia, e garantiram o bi com a vitória por dois sets a zero, parciais de 21 x 12 e 21 x 16.
Em 2011 Arieli fazia dupla com outra parceira de vôlei, Lais, que por estourar a idade foi substituída por Fabíola. “Elas se entrosaram muito bem”, avaliou Ribaski, salientando que para a próxima edição dos Jojups vai precisar compor outra dupla, pois as duas campeãs são nascidas em 1994 e não poderão participar mais dos Juventude. “Temos uma base para dar continuidade ao trabalho que fazemos no vôlei de praia”, revelou. “Já Arieli e Fabíola devem continuar em outras competições estaduais como os Jogos Abertos em eventos nacionais como o circuito nacional”, concluiu o treinador.
No masculino Paranavaí mostrou força na modalidade. Em uma final 100% paranavaiense, as duplas Caique e Paulo venceram Igor e Natan por dois sets a zero, parciais de 21 x 13 e 21 x 19, e garantiram o ouro. “Foi diferente enfrentarmos nossos próprios colegas na final, mas jogamos pra ganhar”, disse o campeão Paulo. “Este ano os adversários estavam muito fortes, achei que seria mais fácil”, acrescentou ao se referir ao nível da competição.
Nos Juventude de 2011 Caique e Paulo haviam ficado com a prata. “Ano passado perdemos na final para Maringá, uma dupla muito forte que este ano enfrentamos nas quartas de final, foi nosso jogo mais difícil este ano”, lembrou Caique.
A disputa do bronze masculina teve a vitória cascavelense de Henrique e Walfrido, por dois sets a um em cima da dupla de Londrina. Já no feminino quem levou o bronze foram as londrinenses Giovania e Rafaela, com a vitória por dois sets a zero em cima de Curitiba.
Os 26º Jogos da Juventude do Paraná, fase final São José dos Pinhais, são realizados pelo Governo do Estado através da Secretaria do Esporte, com apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio da Renault.
– –