Na primeira etapa, o sabor de ‘quase’ ficou na boca dos paranaenses Juliano e Adrilson. Mas neste sábado (30.05), na Urca, zona Sul do Rio de Janeiro, a dupla subiu um degrau. A prata em Brasília (DF) virou ouro no Rio após a vitória por 2 sets a 0 (21/9, 21/18) sobre Raul/Jamaica (SE). No feminino, Carol/Cintia (SE) superaram Beatriz/Amanda (RJ) por 2 sets a 1 (21/13, 17/21, 14/16) e também subiram ao lugar mais alto do pódio.
Na disputa de bronze masculina, Gabriel Gouveia e Gabriel Candido (RJ) derrotaram os irmãos Rafael e Renato Andrew (PB) por 2 sets a 0 (21/15, 21/16), em 35 minutos. O torneio feminino teve Amanda e Monique (PR) na terceira posição, completando o pódio. Elas venceram Carol e Ianael (SC) por 2 sets a 0 (21/9, 22/20), em 35 minutos.
A terceira e última etapa ocorre em Palmas (TO), de 24 a 26 de julho. Com os resultados da segunda etapa, o Paraná assume a liderança do ranking geral da temporada no naipe masculino, com 380 pontos, contra 360 do Rio de Janeiro. Já no naipe feminino, apesar de ainda não ter conquistado uma etapa, o Rio de Janeiro lidera com 360 pontos, contra 320 do Paraná e Sergipe.
“Estamos muito felizes, conseguimos evoluir, subir mais um degrau nessa briga pelo título da temporada. Começamos bem, estávamos tranquilos e sacando bem. Nenhum campeonato é fácil, depende de como você atua. Na etapa passada batemos na trave, mas corrigimos os erros e estamos evoluindo. Agradecemos ao Robson Xavier (treinador) e ao apoio da Associação Maringaense de Vôlei de Praia”, destacou Juliano.
A final masculina, que contou com transmissão ao vivo da Rede TV, foi disputada em 33 minutos. No primeiro set, Juliano e Adrielson começaram sacando melhor. Com dificuldades no passe, os sergipanos tiveram problemas na virada de bola e acabaram sucumbindo rapidamente, encerrando o primeiro set em 21 a 9.
No segundo set, Raul e Jamaica voltaram melhores, começaram em vantagem, mas não conseguiram sustentar o jogo. Cometendo alguns erros não forçados e novamente com dificuldades no passe e levantamento, eles sofreram a virada e o segundo set foi encerrado em 21 a 18.
A final feminina foi mais equilibrada, com reviravoltas no placar. Beatriz e Amanda (RJ), prata na primeira etapa, buscavam subir mais um degrau no pódio e começaram bem, levando vantagem principalmente na rede, fechando o primeiro set em 21 a 13. O volume de jogo das sergipanas, porém, entrou em cena. Apesar de mais baixas, conseguiram mais contra-ataques, fecharam o segundo set em 21 a 17, o tie-break em 16 a 14 e o jogo em 45 minutos.
O torneio mantém o formato das últimas duas temporadas, com as federações de cada estado indicando suas duplas nos dois naipes em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações também são responsáveis por indicar um técnico. Os pontos são acumulados para o estado e o campeão geral é determinado pela federação que atingir mais pontos nas três etapas da temporada.
Na primeira etapa, em Brasília (DF), ouro para Teresa Cavalcanti /Talita Calixto (CE), prata para Beatriz Vieira/Amanda Filippo (RJ) e bronze para Amanda/Monique (PR). O pódio masculino teve Alexandre/Igor Borges (RJ) na primeira colocação, com Juliano Cunha/Adrielson Silva (PR) em segundo e bronze para Gabriel Santos/Cleomar (TO).
VEJA OS RESULTADOS DO TORNEIO MASCULINO
VEJA OS RESULTADOS DO TORNEIO FEMININO
– -Â
Fonte: CBV