Duplas representando Rio de Janeiro e Paraná largaram na frente com medalhas de ouro na disputa da primeira etapa do Circuito Banco do Brasil Sub-21, em Saquarema (RJ). No feminino, ouro para Vitoria/Giovanna (RJ), enquanto Juliano e Adrielson (PR) ficaram com o primeiro lugar no masculino. A próxima etapa ocorre de 1 a 4 de setembro, no Rio de Janeiro.
A final feminina confirmou o que se esperava, muito volume de jogo e equilíbrio entre as duplas. No fim, vitória por 2 sets a 1 (21/18, 16/21, 15/13) de Vitoria/Giovanna (RJ) sobre Victoria/Thais (MS), que ficaram com a prata. Na disputa da medalha de bronze, Verena e Talita (CE) superaram Milena/Kyce (RN) por 2 sets 0 (23/21, 21/18) e completaram o pódio.
No torneio masculino, outra expectativa de jogaço, com os paraibanos George (campeão mundial Sub-19) e Pedro Henrique enfrentando os paranaenses Juliano/Adrielson. Quem dominou, porém, foi o time do sul do país, que superou o time da Paraíba por 2 sets a 0 (21/17, 21/12). Na disputa do bronze, Gabriel Gouveia, filho do campeão olímpico Carlão, e Igor Borges garantiram o bronze para o Rio de Janeiro ao vencerem Mateus Sampaio e Vitor Micael por 2 sets a 0 (21/16, 21/19).
Assim como ocorre no circuito Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas da mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico. Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das cinco etapas.
O atual modelo foi implementado em 2013 com o objetivo de identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada. Na temporada de estreia, os títulos ficaram com os estados do Paraná (masculino) e Sergipe (feminino), que repetiram a dose em 2014 e 2015.
Fonte: CBV