Ela já revelou atletas de destaque no cenário nacional como Álvaro Filho, Bárbara Seixas, Rebecca e Vitor Felipe e colabora para promover a renovação do vôlei de praia. Com tamanha importância no cenário nacional, a temporada 2015 do Circuito Banco do Brasil Sub-19 começa neste final de semana, de sexta-feira (17.04) a domingo (19.04), em Brasília (DF), na expectativa de ver os primeiros passos de futuras estrelas das areias. Os jogos ocorrem no Parque da Cidade, com entrada franca à torcida.
O torneio mantém o formato das últimas duas temporadas, com as federações de cada estado indicando suas delegações nos dois naipes em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações também são responsáveis por indicar um técnico. Os pontos são acumulados para o estado e o campeão geral é determinado pela federação que atingir mais pontos nas três etapas da competição.
Além de Brasília, o Circuito Banco do Brasil Sub-19 também passará em 2015 pelo Rio de Janeiro (RJ), de 28 a 31.05, e Palmas (PB), de 23 a 26.07. Para a etapa de abertura, entre os 92 atletas inscritos, destaque para a campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, Ana Patrícia, que jogará ao lado de Anna Clara. A jovem de 1,93m conquistou a medalha na primeira edição do vôlei de praia na Olimpíada para atletas até 18 anos e espera repetir o sucesso em Brasília.
“Essa primeira etapa é muito importante, pois definirá quais estados terão vaga garantida na fase de grupos nos eventos seguintes. Além disso, é um orgulho grande representar minha cidade, meu estado. Em Minas Gerais estão todos os meus amigos, toda a minha família e vou dar o máximo em busca do título. Anna e eu jogamos juntas no ano passado, temos um ótimo relacionamento fora de quadra e estamos mais entrosadas. O Brasil revela muitas atletas com potencial e sabemos da qualidade das adversárias, será um circuito muito disputado”, destacou a mineira Ana Patrícia.
Na etapa de abertura, serão 22 times no naipe feminino e outros 24 no masculino. Eles serão divididos em grupos na primeira fase, realizada na sexta-feira. Os 16 melhores avançam à fase eliminatória, composta por oitavas e quartas de final, realizada no sábado. O domingo é reservado para semifinais e finais. Nas outras duas etapas da temporada (Rio de Janeiro e Palmas), serão 16 equipes em cada naipe, sendo as 12 melhores do ranking de estados e outras quatro equipes provenientes do torneio pré-classificatório (qualifying).
Estão inscritos para a etapa de abertura em Brasília, no torneio masculino, Ayron/Brendo (PI), Juliano/Adrielson (PR), Luiz/Evertom (SC), Jean Luca/Thales Moura (RS), Luiz/Will (SP), João Victor/Rafa (PE), Alexandre/Igor Borges (RJ), Raul/Jamaica (SE), Victor/Marcos (RO), João Henrique/Vinícius (MG), Antônio/Marcos (CE), Hugo/Iago (BA), Rogério/Matheus Santos (ES), Gabriel Santiago/Romildo (DF), Gean/Liton (RN), Renato/Rafael (PB), Marlon/Jhonatan (MS), Gabriel/Cleomar (TO), Elpídio/Peter (AL), Danizio/Luiz Felipe (RR), Robert/Jameli de Matos (AC), João/Thiago (AM), Pedro/André (PA) e Barcelos/Lazaro (GO).
No naipe feminino, estão inscritas para a primeira etapa Kyce/Milena (RN), Cintia/Ritinha (SE), Monique/Amanda (PR), Duda/Jéssica (SC), Anna Luisa/Paloma (RS), Bárbara/Rafaela (SP), Vivi/Duda Campos (PE), Amanda/Beatriz (RJ), Lydia/Rita Costa (PB), Juliana/Talita (RO), Ana Patrícia/Anna (MG), Teresa/Talita (CE), Lis Lorrayne/Jailane (AC), Maria Gás/Paloma (BA), Gabi/Milena (ES), Nivea/Débora (PA), Victoria/Aninha (MS), Lara/Mikaele (TO), Poliana/Érika (AL), Elisa/Luciana (RR), Olga/Letícia (DF) e Karine/Luna (AM).
O atual modelo foi implementado em 2013 com o objetivo de identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada. Na temporada de estreia, os títulos ficaram com os estados do Espírito Santo (masculino) e Rio Grande do Norte (feminino). No ano passado, o Rio de Janeiro fez a dobradinha nos dois naipes conquistando os títulos masculino e feminino.
SERVIÇO – CIRCUITO BANCO DO BRASIL SUB-19
Data: De sexta-feira (17) a domingo (19)
Local: Parque da Cidade, Brasília (DF)
Horário: Sexta-feira e sábado, das 8h30 às 17h, Domingo, das 8h30 às 13h
Entrada franca
– –
Fonte: CBV