De Curitiba (PR), Josi Schmidt
A etapa final do Campeonato Paranaense Sub-19 Série A chegou ao penúltimo capítulo. Nesta sexta-feira (22.09), no ginásio Palácio de Cristal, no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba (PR), as quatro melhores equipes do Estado duelaram visando as vagas da decisão na temporada. Invicto na competição, o Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon vai enfrentar o Clube Curitibano/Expoente que venceu o segundo confronto da semifinal.
Em 1h19 de jogo, o Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon fez 3 sets a 0 sobre o Maringá/Famma/Anglo, com parciais de 25/16, 25/14 e 25/22 e garantiu a primeira vaga na semifinal. Para o técnico da equipe vencedora, Claudemiro dos Santos “Miro”, o jogo contra Maringá é sempre um clássico. “Nos encontramos em quase todas as finais nos últimos anos e é sempre tenso. Nesse jogo oscilamos um pouco mas fizemos um bom trabalho alcançando o objetivo. Independente do adversário, esperamos amanhã fazer um grande jogo e sair com a vitória”, comentou.
Desde sua estreia na competição, em 2009, quando ficou com a quarta colocação, o Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon garantiu o título apenas em 2011, na final contra Unibrasil/Paraná Clube. O segundo título da equipe veio em 2014 após vitória sobre o Maringá/Uningá/Amavolei. O tricampeonato veio em 2016 ao vencer a mesma equipe maringaense.
Detentor de três títulos (2009, 2010, 2015), o Maringá/Uningá/Amavolei, ficou fora, pela primeira vez, da briga pelo título em cinco anos. Liderando a equipe há pouco mais de um mês, Juliano Trindade, comentou sobre a partida decisiva. “Nossa virada de bola foi muito abaixo do que a gente projetou. As meninas pecaram muito também pela ansiedade por enfrentar uma equipe muito forte, que coloca muita pressão e favorita ao título. Além disso, estamos sem opção de banco e isso também acabou prejudicando o resultado final”, afirmou.
O segundo finalista só foi definido após 2h11 de jogo. Vencendo por dois sets, o time da casa, Clube Curitibano/Expoente, permitiu o revés da equipe de Telêmaco Borba/AVTB que empatou a partida, levando a decisão para o tie-break. Com três pontos de vantagem o Clube Curitibano/Expoente, campeão da Série Prata em 2016, garantiu a vaga em sua primeira final da Série A após 3 sets a 2 (25/23, 25/22, 18/25, 22/25 e 15/12).
Após o jogo decisivo, a capitã, Suelen Custódio, comentou sobre os dois sets perdidos na partida. “A equipe toda teve um branco e não conseguimos impor nosso trabalho. No tie-break demos a volta por cima e voltamos com a motivação do técnico e a confiança de cada uma.”
Terceira colocada em 2016, Telêmaco Borba/AVTB, é comandada pelo técnico Aldori Gaudêncio, que lamentou ficar fora da decisão e atribuiu ao cansaço o fôlego perdido pela equipe no quinto set. “Acredito que o cansaço e a ansiedade atrapalhou o que havíamos combinado. Elas começaram a fazer tudo no improviso e em um esporte com sistema tático bem desenhado não é permitido fazer isso. Elas deixaram a emoção falar mais alto do que a razão e isso acabou atrapalhando”, completou o técnico.
Transmissão ao vivo
A decisão do título da temporada e a disputa de terceiro lugar serão transmitidas ao vivo pela FPVTV através do Youtube.
Confira abaixo a tabela de jogos e resultados.
Sexta-feira (22.09)
Ginásio Palácio de Cristal
14h – Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon 3 x 0 Maringá/Famma/Anglo (25/16, 25/14 e 25/22)
16h – Clube Curitibano/Expoente 3 x 2 Telêmaco Borba/AVTB (25/23, 25/22, 18/25, 22/25 e 15/12)
Sábado (23.09)
Disputa de terceiro lugar
8h30 – Maringá/Famma/Anglo x Telêmaco Borba/AVTB
Final
15h30 – Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon x Clube Curitibano/Expoente
O Campeonato Paranaense Sub-19 Série A é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), com patrocínio da Penalty e da Copel Telecom. Mais informações desta e de outras competições estão disponíveis no site www.voleiparana.com.br
Assessoria de imprensa FPV
[email protected]
www.flickr.com/voleiparana
facebook.com/voleiparana
@voleiparana