De Curitiba (PR), Thiago Paes
O voleibol continua em pauta na Capital do Estado. Em parceria com a Federação Paranaense de Voleibol (FPV), o Curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Compartilhar estão promovendo uma série de debates sobre Voleibol. O último encontro aconteceu na sede da instituição, em Curitiba, e abordou o Minivoleibol 6:6.
“Na nossa conversa, entendemos ser o minivoleibol uma excelente ferramenta de ensino e aperfeiçoamento do voleibol para crianças. Hoje, as instituições formadoras de atletas de voleibol usam desse recurso, e o processo de transição para o voleibol 6:6 acontece naturalmente. Afinal, dentro de uma progressão de minivoleibol 2:2, 3:3, 4:4 na sequencia do crescimento técnico e tático para o atleta, o sistema 6:6 torna-se consequente”, disse Fabio Mucio Stinghen, coordenador geral do evento.
O grupo debateu sobre as várias estratégias para essa transição, deixando para a criança a sensação de ser mais uma etapa no desenvolvimento do voleibol. “A dificuldade acontece quando equipes competitivas, que realizam processo seletivo para escolhas de atletas não possuem características formadoras, e nem adotam o minivoleibol como estratégia de ensino. Simplismente escolhem atletas, ainda em formação e não respeitam a transição necessária para adaptação ao sistema de 6:6”, completou Fábio.
Ao final do encontro, Fábio Stinghen também destacou a importância de não acelerar o processo de amadurecimento dos atletas no início de suas carreiras. “Por vezes essa passagem acontece sem dificuldades, dependendo muito da capacidade e habilidade de cada criança. Quando isso não ocorre, podem acontecer frustrações, afinal a aceleração do processo de ensino deixa falhas e os atletas acabam tendo um potencial menor para desenvolver a modalidade” finalizou.
Participaram do debate os professores Luiz Fernando Nascimento, Alexandro Martins, André Guths Kugler e Janine Rutkievicz, e os acadêmicos Thiago Mildemberg e Andra Parylak.
Próximo encontro
O próximo debate acontecerá no dia 16 de setembro, às 9h, na sede da UTFPR, em Curitiba. O tema será: “Saque, estilo ou objetivo?”. Os encontros são abertos a todos os profissionais que trabalham com o voleibol e também para os acadêmicos que tem interesse na modalidade.
Assessoria de imprensa FPV
[email protected]
www.voleiparana.com.br
www.flickr.com/voleiparana