De Curitiba (PR), Josi Schmidt
Na semana que antecedeu a Fase Final da Liga Mundial, que aconteceu em Curitiba no início de julho, a capital paranaense recebeu ações de envolvimento com a comunidade local, o movimento Volleyball Your Way – Vôlei do Seu Jeito, que levou às escolas, hospitais e entidades sociais uma abordagem multidimensional reunindo diferentes temas desde esporte às artes e música, incluindo integração social, meio ambiente e sustentabilidade.
Desenvolvido pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) o movimento contou com a parceria da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e da Federação Paranaense de Voleibol (FPV). Durante as ações a FIVB promoveu um concurso de fotografia nas redes sociais a partir do movimento Volleyball Your Way. Os participantes tiraram uma foto “jogando vôlei do seu jeito” e publicaram a imagem nas redes sociais com as hashtags do movimento. Após o encerramento da campanha, três fotos foram selecionadas e os vencedores, juntamente com suas respectivas instituições, receberam nesta sexta-feira (10.11) a premiação.
1º lugar: Hospital Pequeno Príncipe – 25 bolas (Dry Langner)
2° lugar: Hospital São Vicente – 15 bolas (Assessoria de imprensa)
3° lugar: Leões do Vôlei – 10 bolas (Sandra Mara)
O responsável pela postagem de cada uma das fotos selecionadas recebeu uma bola.
A entrega foi realizada pelo presidente da Federação Paranaense de Voleibol, Neuri Barbieri, no intervalo das finais do Campeonato Sub-14 e Sub-16 feminino que aconteceram no ginásio Palácio de Cristal, do Círculo Militar do Paraná, em Curitiba.
O gerente de projetos esportivos do Hospital Pequeno Príncipe, Rodrigo Barp, afirmou que a instituição tem uma relação muito estreita com o esporte em geral e essa ação foi recebida com muito carinho. Para nós foi muito importante participar dessa iniciativa. Ficamos muito felizes em receber os ex-atletas que são ídolos e exemplos para as crianças que são nossos pacientes. Essas bolas serão utilizadas em uma ação no final do ano envolvendo o nosso voluntariado e as famílias dos nossos pacientes para espalhar ainda mais a energia positiva que o esporte tem na vida e recuperação desses pacientes”, destacou Barp.
O diretor-presidente do Hospital São Vicente – FUNEF, Charles London, comentou que esse tipo de ação está inteiramente alinhada aos preceitos que a instituição busca desenvolver internamente. “Essas ações têm uma importância muito grande, primeiramente na relação direta com os pacientes porque acreditamos que isso contribui para sua possibilidade de cura. Por outro lado, ações como essas estimulam nossos colaboradores à prática esportiva. Estamos falando de saúde e o hospital sempre busca trabalhar também com a prevenção. Por isso, poder participar dessa ação acabou mobilizando toda a comunidade nesse sentido”, afirmou London.
O movimento teve como embaixadores os ex-atletas Giba, Emanuel e Elisângela (Lili) que visitaram seis colégios, quatro hospitais, três projetos sociais, uma instituição filantrópica e uma militar, totalizando 15 instituições. A mensagem deixada pelo movimento é a de que qualquer pessoa pode jogar vôlei, de todas as formas, com as opções de material que tiver, seja com bola, bexiga, etc. A ideia foi celebrar o voleibol em todas as suas formas, independentemente de como ele é jogado, reunindo pessoas de qualquer idade. O movimento foi desenvolvido durante as Olimpíadas Rio 2016, deixando na cidade um legado de pelo menos um ciclo olímpico. A mesma ideia foi transmitida em Curitiba.
Assessoria de imprensa FPV
[email protected]
www.facebook.com/voleiparana