Mais emoção no vôlei brasileiro. Além da seleção infanto-juvenil feminina que disputa o Mundial, na Turquia, nesta SEXTA-FEIRA (19.08) será a vez da seleção masculina, treinada por Percy Oncken, entrar em quadra para lutar por mais um título internacional para o país. O Brasil, que buscará o heptacampeonato, estreará no Mundial contra a Coreia do Sul, às 10h (de Brasília), no ginásio Polideportivo Municipal, em Almirante Brown, na Argentina.
“Conseguimos alguns vídeos da equipe coreana e pudemos fazer algumas observações. São atletas da escola asiática, que jogam com muita velocidade e são muito consistentes na defesa. Vamos precisar manter a tranquilidade durante a partida, além de uma boa leitura do jogo por parte dos nossos bloqueadores”, avaliou Percy Oncken.
Depois de encarar a Coreia do Sul, o time brasileiro ainda terá mais dois desafios na primeira fase do Mundial: no SÁBADO (20.08), a partir das 13h, enfrentará a seleção de Cuba, e, no DOMINGO (21.08), às 10h, a equipe da França.
Na temporada 2011, o Brasil realizou 21 jogos oficiais, com 20 vitórias e uma derrota. A equipe brasileira disputou inclusive a I Copa Pan-Americana Infanto-Juvenil masculina, na qual se sagrou campeã com um triunfo sobre Porto Rico.
Técnico do Brasil, Percy Oncken está otimista com o grupo que tentará o sétimo título da competição. “Tivemos uma ótima condição de preparação. Realizamos amistosos na Europa, além da Copa Pan-Americana. Assim pudemos dar rodagem internacional para os atletas. Isso foi importante para ganharem mais experiência. Os treinamentos foram bem aproveitados por todos. O time está confiante e focado”, declarou o curitibano.
A delegação verde e amarela com a missão de buscar o lugar mais alto do pódio tem a seguinte formação: Thiago e Felipe (levantadores), Alan e Wagner (opostos), Leandro, Flávio e Tarcísio (centrais), Jonatas, João Rafael, Álisson e Henrique (ponteiros), além do líbero Rogério.
O Brasil tem seis títulos na história da competição: 1989, 1991, 1993, 1995, 2001 e 2003.
CAMPEONATO MUNDIAL
TABELA
PRIMEIRA FASE
19.08 (SEXTA-FEIRA) – Brasil x Coreia do Sul, às 10h*
20.08 (SÁBADO) – Cuba x Brasil, às 13h*
21.08 (DOMINGO) – Brasil x França, às 10h*
* Horários de Brasília
Sistema de disputa
Ao todo, 16 equipes lutarão pelo título do Campeonato Mundial. As seleções estarão distribuídas em quatro grupos (A, B, C e D), com quatro times em cada um. Na primeira fase, todos jogarão dentro de suas chaves. O primeiro e o segundo colocado de cada grupo seguem na disputa pela medalha de ouro e passarão para as chaves E e F. O terceiro e quarto lugar em cada chave avançará para os grupos G e H.
Os dois primeiros colocados nos Grupos E e F farão as semifinais. Enquanto isso, o terceiro e quarto colocado em cada um destes grupos disputará da quinta à oitava classificação geral. As seleções das chaves G e H lutarão por posições entre o nono e 16º lugar.