Por assessoria FPV
Entre os dias 12 e 15 de outubro, equipes da categoria Sub-15 e Sub-17 feminino e masculino entraram em quadra pela fase final da Série B nas cidades de Engenheiro Beltrão e Nova Esperança. Além do título estadual, os mais de 500 atletas disputaram o sonhado acesso à elite estadual. Após grandes jogos, diversos decididos no tie-break, foram definidos os classificados para a primeira divisão em 2024: Londrina, Tamboara, Santa Helena, Maringá, Nova Esperança, e Araucária.
Nesse período, 38 equipes estiveram em quadra na região noroeste do estado. A categoria com mais equipes participantes foi a Sub-15 feminina, com 16 no total. Conforme o regulamento da competição, os times se enfrentaram pela fase classificatória, quartas de final, semifinal e final. Donos das melhores campanhas, os finalistas garantiram acesso à Série A na próxima temporada.
No sub-15 feminino, Londrina Vôlei/ Colégio Ética e PM Tamboara disputaram a final. Em um confronto bastante equilibrado, o título foi conquistado por Londrina após três sets disputados (27/25, 25/27 e 15/12). No masculino, PM Tamboara e Nova Esperança fizeram a final vencida por Tamboara também no tie-break (25/17, 23/25 e 15/13).
Na categoria Sub-17, o campeão Santa Helena superou a Unilife/Maringá em outro grande jogo. Após duas vitórias para cada lado, o título foi decidido no 5º set terminando com vitória do time do oeste (27/25, 10/25, 25/23, 16/25 e 15/10). No masculino, a equipe da casa comemorou a vitória diante do Smel Araucária /Aspma/ Berneck por 3 a 1 (25/20, 24/26, 25/15 e 25/22).
“Traçamos objetivo no início de ano, acesso à Série A e campeão Sub-17 B, e cumprimos ele à risca. Esta geração ainda vai trazer muitas alegrias para Santa Helena”, disse o técnico Fabio Barp. Além do título, duas atletas da equipe foram eleitas as melhores em suas posições. A central Joana Farias e a oposta Gabrielle Pereira, que também foi eleita a atleta mais valiosa do campeonato. “Acredito que nada se constrói sozinho e sim em grupo. Estes títulos individuais só coroam o quanto nosso grupo se dedicou para chegar a isto, pois elas não conseguiriam sozinhas”, comentou Barp.
No masculino, o técnico Marcio Silva falou sobre a drobradinha no acesso e a conquista do título Sub-17. “Era algo que estávamos buscando no início da temporada, ir para as finais. Conseguimos o objetivo e fomos buscar algo a mais que era ser campeão nas duas categorias. No sub-15 perdemos a final contra Tamboara no detalhe, mas conquistamos o título no Sub-17 que foi muito importante porque sempre quando você sedia uma competição tem a responsabilidade de ir bem. Tem as pessoas que apoiam a gente, a família, a secretaria de esportes, então sempre é uma responsabilidade grande. Vamos trabalhar bastante para fazer um bom campeonato na divisão especial”.
Os Campeonatos Paranaenses Sub-15 e Sub-17, Série B, são promovidos pela Federação Paranaense de Voleibol, com patrocínio da Itaipu Binacional e da Penalty.