De São José dos Pinhais (PR), Thiago Paes
Uma cena muito comum no voleibol são os pais acompanhando os filhos durante as competições. Mas até onde pode ir essa paixão? Para Carlos Oliveira não há limites. Apaixonado pelo esporte, em dois anos ele já enfrentou mais de 50 mil quilômetros para acompanha a filha Marianna Felipe, 14, que atua com a camisa do Fluminense (RJ).
Este ano ela está disputando pela segunda vez a Taça Paraná de Voleibol, na categoria infantil. Carlão, como é conhecido entre os amigos, também veio para São José dos Pinhais. As viagens, treinamentos e competições já fazem parte da sua rotina. Segundo ele, o acompanhamento e o incentivo dos pais ajudam no desenvolvimento do atleta.
“Assisto todas as competições, todos os treinamentos, todas as participações dela. Inclusive, em setembro, ela foi convocada para compor a seleção do Rio de Janeiro, que vai disputar o Campeonato Brasileiro da categoria, e isso fez com que aumentasse ainda mais a minha participação”, afirmou.
Carlão comenta que nem sempre as viagens são fáceis e alguns imprevistos aparecerem pelo caminho. “Já passei por algumas situações bem complicadas. A última delas aconteceu na cidade de Olímpio Noronha, no interior de Minas Gerais. Onde eu e mais alguns pais dormimos no chão de um colégio. O frio era intenso, uns dez graus, e ainda tivemos que tomar banho gelado. Foi surreal”, lembrou.
Marianna afirmou que a presença do pai ajuda bastante e pretende aproveitar ao máximo esse momento. “É muito importante ele sempre estar presente, acho que se não fosse isso eu teria parado de jogar. Nos momentos difíceis ele está sempre comigo, me dando conselhos. Eu já pensei em parar várias vezes, mas ele sempre me incentivou a seguir em frente. Uma das coisas mais importantes é a presença dele, sempre”, destacou.
Durante os jogos da Taça Paraná, Carlão tem sido um dos torcedores mais assíduos. Das arquibancadas ele torce, sofre e vive a felicidade de poder assistir a filha no maior torneio de voleibol da América Latina. “Poder estar presente e acompanhar ela jogando é muito bom. Só quem é apaixonado por esse esporte sabe o que estou dizendo. Essa é uma das maiores alegrias da minha vida”, disse.
Pai e atleta
A paixão pelo voleibol não deixou Carlão se afastar das quadras como atleta. No próximo mês ele vai disputar o Campeonato Máster, em Saquarema (RJ), que é promovido pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Desta vez quem estará na torcida será Marianna, que vai incentivar o pai e sentir, nem que seja por alguns momentos, a sensação de como é ser torcedor.
A Taça Paraná de Voleibol 2016 é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), através da Prospection Produções e Eventos, com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Para mais informações, acesse as fan pages www.facebook.com/voleiparana e www.facebook.com.br/tacaparana.
Assessoria de imprensa FPV
Thiago Paes
[email protected]
www.facebook.com/voleiparana