Por assessoria FPV
A caminhada em busca dos títulos nacionais da Divisão Especial começa nesta quarta-feira (29), em Maringá. A Seleção Paranaense Sub-18 feminina estreia no Campeonato Brasileiro de Seleções contra o Rio Grande do Sul, às 10h30, no Ginásio Chico Neto. Já a seleção masculina entra em quadra pela primeira vez às 15 horas, no mesmo local, contra Minas Gerais, pelo CBS Sub-16. Ambas as partidas serão transmitidas pela FPVTV, no Youtube, além do Canal Vôlei Brasil.
Entre as melhores seleções do país nas quatro categorias da competição, Sub-16 e Sub-18 feminino e masculino, o Paraná vem trabalhando intensamente nos últimos meses em busca da melhor formação para os campeonatos. Após um longo período de laboratórios, treinamentos e amistosos, os técnicos de cada equipe, juntamente com a diretoria de seleções da Federação Paranaense de Voleibol, convocaram 12 atletas em cada categoria para compor as seleções e buscar os títulos.
Na fase classificatória do Sub-16 masculino, o Paraná irá enfrentar Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas e São Paulo. Já as atletas do Sub-18 encaram na primeira fase Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Roraima.
“Nossa preparação foi muito boa. Ficamos seis dias trabalhando pesado na última semana. Queremos ganhar o campeonato e sempre vamos trabalhar para isso. É uma categoria Sub-18 feminina onde todo mundo oscila. Favorito é quando você entra na quadra e faz o seu melhor, aí sim, mas antes disso todos são iguais”, disse o técnico Miro Santos.
Mesmo jogando em casa, o comandante prefere acreditar que os resultados virão pelo desempenho dentro da quadra, então o grupo deve manter o foco e pensar jogo a jogo. “Ano passado ninguém acreditava e fomos vice-campeões. Este ano temos uma equipe equilibrada, com algumas atletas que jogaram ano passado, mas acredito que o que vale é o momento. Se a equipe estiver focada e determinada, pode nos ajudar. Precisamos trabalhar o tempo todo porque ninguém vai entregar pra gente. Se nós quisermos temos que conquistar trabalhando muito”, finalizou.
CBS Sub-16 Masculino
Grupo A: Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Amazonas e Espírito Santo
Grupo B: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Maranhão e Roraima
CBS Sub-18 Feminino
Grupo A: Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte e Ceará
Grupo B: Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Roraima
Maringá é sede do Campeonato Brasileiro de Seleções, Divisão Especial
Forma de disputa
O Campeonato Brasileiro de Seleção, Divisão Especial, será disputados em 2 grupos de 5 seleções, chave A e B, obedecendo o critério efeito serpentina de acordo com a classificação do ano anterior para a distribuição das seleções nas mesmas.
Fase classificatória
As seleções jogarão todas contra todas em suas respectivas chaves, em jogos de três sets obrigatórios, duas vezes ao dia e classificando-se do 1º ao 5º lugar em cada chave para as próximas fases. Após a fase classificatória todos os jogos serão desenvolvidos em 3 sets vencedores.
Fase Final:
1º. de A x 2º. de B (semifinal)
2º. de A x 1º. de B (semifinal)
Perdedor x perdedor (Disputa de 3º lugar)
Vencedor x Vencedor (Disputa de1º. lugar)
3º. de A x 4º. de B
4º. de A x 3º. de B
Perdedor x Perdedor (Disputa de 7º lugar)
Vencedor x Vencedor (Disputa de 5º lugar)
5º. de A x 5º. de B (Disputa de 9º lugar)