As equipes paranaenses que vão disputar a Superliga B em 2016 já estão se preparando para os compromissos do ano que vem. A competição que dá acesso à Superliga, o principal campeonato do Brasil, na temporada seguinte, começa dia 16 de janeiro.
O Paraná participa da competição com quatro equipes: no masculino, ASPMA/Araucária e Caramuru/Castro. No feminino, Cascavel e São José dos Pinhais.
Até agora, apenas as equipes de Castro e de São José dos Pinhais oficializaram a apresentação das suas equipes. Os castrenses apresentaram-se na última terça-feira (21.12) e mostraram que vão com tudo para tentar o título da competição, com uma equipe renovada mesclando experiência e juventude. As meninas de São José dos Pinhais estão desde sexta-feira (18.12) reunidas e o time também está repleto de caras novas.
Os rapazes de Araucária, atuais campeões estaduais, apesar de estarem treinando desde 1 de dezembro, só farão a apresentação oficial do time no dia 6 de janeiro. Por sua vez, a equipe de Cascavel, campeã dos Jogos Abertos 2015, também vai inteiramente reformulada e apresenta-se dia 4 de janeiro, quando fará também a apresentação do novo treinador da equipe.
A competição, que se consolida a cada ano, contará desta vez com 21 equipes de oitos estados brasileiros. No torneio masculino serão 13 times, enquanto no feminino oito clubes brigarão pelo título.
O campeonato contará em 2016 com equipes de grande tradição no voleibol e que há algum tempo não participavam do cenário nacional como Flamengo (RJ), Botafogo (RJ) e Fluminense (RJ), sendo os dois primeiros no torneio masculino e o último, no feminino. O Sampaio Correa/Cemar (MA) e o Sada Cruzeiro (MG) completam o grupo de times com camisa de equipes de futebol.Â
A Superliga B contará também com as quatro equipes que estiveram na primeira divisão na temporada 2014/2015 e que brigarão para estarem de volta à elite como o São Bernardo (SP), no masculino, e Uniara (SP), São José dos Campos (SP) e o próprio Sampaio Correia/Cemar, ex Vôlei Maranhão, no feminino.
O campeonato feminino será feito em turno único com as oito equipes jogando entre si. As quatro melhores avançam para as semifinais. Entre os homens as equipes foram divididas em dois grupos, um com sete times e outro com seis. A disputa também será em turno único no qual os times jogam entre si dentro dos grupos, os quatro melhores de cada avançam para as quartas de final.
Â
SUPERLIGA B
FEMININA
Cascavel/Unimed/Acea (PR)
São José dos Campos (SP)
Uniara (SP)
Sampaio Correia/Cemar (MA)
ACV/UnoCapecó/Orbenk (SC)
São José dos Pinhais (PR)
Fluminense (RJ)
Vôlei Itabirito (MG)
1ª RODADA
16.01 (SÁBADO) – São José dos Campos (SP) x ACV/UNOCHAPECÓ/Orbenk (SC) – Ginásio da Petrobrás – São José dos Campos (SP) – 18h
16.01 (SÁBADO) – Uniara (SP) x São José dos Pinhais (PR) – Gigantão – Araraquara (SP) – 17h
16.01 (SÁBADO) – Sampaio Correia/Cemar (MA) x Fluminense F C (RJ) – Castelinho – São Luís (MA) – 18h
16.01 (SÁBADO) – Cascavel/Unimed/Acea (PR) x Vôlei Itabirito (MG) – Ciro Nardi – Cascavel (PR) – 20h
MASCULINO
GRUPO A
Sesi-SP
Super Vôlei/Santo André (SP)
Caramuru (PR)
Itajaí Pro Vôlei/FMEL (SC)
Apan/Barão/Cremer (SC)
ASPMA Araucária (PR)
São Bernardo (SP)
GRUPO B
Sada Cruzeiro (MG)
Montecristo Vôlei (GO)
Flamengo (RJ)
Botafogo (RJ)
Upis/Brasília (DF)
Uberlândia/Gabarito (MG)
1ª RODADA
16.01 (SÁBADO) – Itajaí Pro Vôlei/FMEL (SC) x Caramuru (PR) – no Ivo Silveira – Itajaí (SC) – 20h
16.01 (SÁBADO) – Super Vôlei/Santo André (SP) x Apan/Barão/Cremer (SC) – Pedro Dell’Antonia – Santo André (SP) – 16h
17.01 (DOMINGO) – Sesi-SP x São Bernardo Vôlei (SP) – Vila Leopoldina – São Paulo (SP) – 17h
– –
Federação Paranaense de Voleibol
Assessoria de Imprensa
41 3363-4653
41 0218-3107