Da assessoria, Josi Schmidt
Com uma exímia campanha, a equipe ponta-grossense do Positivo/Master/AVV conquistou o título da Série Ouro na Taça Paraná de Voleibol, maior competição das categorias de base do país. O evento aconteceu entre os dias 28 de outubro e 2 de novembro, em São José dos Pinhais e contou com a participação de 156 equipes, somando 64 instituições de 10 Estados brasileiros.
“Foi uma competição incrível, de alto nível, onde reuniu as melhores equipes do país e ser coroado com um título é uma sensação inexplicável. Os meninos estão de parabéns pela conquista, superaram todos os adversários com muita determinação e principalmente disciplina tática, pois sabiam que se não fosse desta forma nada seria possível”, declarou o técnico campeão, José Laury.
A equipe fez uma campanha invicta, com oito vitórias sobre as principais equipes da categoria. Em 2017, boa parte do elenco já havia conquistado o vice-campeonato na Taça Paraná, sob o comando do técnico Laury.
Outro destaque da competição foi a prata conquistada na Série Ouro pela equipe feminina da categoria Sub-18 do Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon. Após oito vitórias na fase classificatória, a equipe rondonense venceu a primeira partida dos playoffs mas foi superada na final por 3 a 1 pele a forte equipe catarinense Abel/Havan/Brusque.
“Foi uma competição de nível técnico e tático muito elevado, com atletas da seleção brasileira defendendo várias equipes. Chegamos ao triangular final e realizamos as duas partidas em um intervalo de quatro horas vencendo a forte equipe do São Caetano por 3 a 0, mas com parciais de dois pontos de diferença e perdemos para Brusque por 3 a 1 também com diferenças de dois pontos. Então ficamos felizes pelo nosso desempenho, apesar de estar com um desgaste físico enorme, fizemos um jogo muito duro e poderíamos ter vencido, mas quando se joga em um nível elevado como este onde estão as principais esquipes do Brasil não existe favorito. Quero agradecer toda minha comissão técnica e as atletas que demonstraram que estamos entre os melhores do Brasil”, destacou o técnico do Martin Luther, Miro Santos.
Ao final da disputa também foram premiados os atletas destaques da competição, com indicações feitas pelas comissões técnicas de todas as equipes participantes. Na lista dois paranaenses despontaram entre os melhores. Giovani Luiz Cariani foi indicado como melhor levantador e Matheus Sguario o melhor ponteiros ambos da equipe campeã Sub-16, do Positivo/Master/AVV.
No Sub-21 masculino, também na Série Ouro, a equipe Sub-21 masculina do Colégio Vicente Rijo garantiu a terceira colocação entre as melhores do país em sua primeira participação na competição nacional.
Realizada nas categorias Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-21, feminino e masculino, uma das novidades desta edição foi em relação ao formato de disputa dividido em Série Ouro, Prata e Bronze.
Confira a lista das equipes paranaenses que subiram ao pódio em todos os torneios:
Sub-14 feminino
Série Prata
3º São José dos Pinhais
Sub-14 masculino
Série Bronze
1º Círculo Militar do Paraná/ARBS
2º Santa Mônica Clube de Campo
Série Prata
2º AVP/Dental Uni/Curitiba
Sub-16 masculino
Série Bronze
2º Santa Mônica Clube de Campo
Série Prata
1º Círculo Militar do Paraná/ARBS
3º AVP/Dental Uni/Curitiba
Série Ouro
1º Positivo Master/AVV
Sub-18 feminino
Série Ouro
2º Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon
Sub-18 masculino
Série Bronze
2º AVP/Dental Uni/Curitiba
Sub-21 masculino
Série Prata
2º SPD Volley
Série Ouro
3º Colégio Vicente Rijo