Na partida de estreia da divisão especial do Campeonato Estadual Adulto feminino neste sábado (04.05), jogando em casa no ginásio Ney Braga, a equipe de São José dos Pinhais conseguiu uma boa vitória na primeira partida contra a equipe do SF Sports/Curitiba por 3 sets a 1 (25/23, 20/25, 25/23 e 25/23) em 2 horas de jogo.
Com o resultado positivo a equipe comandada pelo treinador Alex Paiva conquistou os primeiros 3 pontos no torneio e ocupa a segunda colocação no grupo feminino. São José e SF Sports voltam a jogar neste domingo (05.05) no complemento da primeira rodada do Estadual Adulto, às 10h.
Para a segunda partida, como perdeu e não conseguiu demonstrar seu melhor voleibol, as curitibanas do SF Sports precisam do resultado positivo para não permitir que as rivais tomem distância. São José segue um pouco mais tranquilo, firme no objetivo de conquistar a segunda vitória e fechar a primeira etapa com 100% de aproveitamento.
O jogo
Durante a partida as duas equipes demonstraram altos e baixos, reflexo do início da temporada das equipes na competição. Contudo, apesar da falta de ritmo e dos erros de natureza técnica que aconteceram de ambos os lados, a partida foi bem movimentada, com destaque para a ponteira Aline Wime do lado de São José dos Pinhais, que ficou com o troféu de melhor atleta da partida, e a ponteira Maria Fernanda, do SF Sports, que com ataques potentes conseguiu virar bolas importantes para sua equipe e não deixava as donas da casa tomarem grande distância no placar.
No primeiro set a equipe de São José dos Pinhais começou melhor e a “gordura” que conseguiu logo no começo do set foi importante para que a equipe não levasse a virada no final, que encerrou com parcial 25×23 para as donas da casa. No segundo set o técnico China do SF Sports inverteu o 5×1 e com a entrada da levantadora Tayná o time melhorou e rallys interessantes marcaram o set vencido pela equipe curitibana por 25×20.
Nos terceiro e quarto sets o jogo foi muito parelho e as etapas só foram definidas no final, sem que nenhum time conseguisse abrir larga vantagem sobre o outro. As curitibanas até chegaram a ficar na frente em alguns momentos, mas a boa postura defensiva de São José acabou anulando os bons ataques do SF Sports e com muita atenção do ataque, as donas da casa conquistaram a primeira vitória na competição.
Após o jogo os treinadores mostraram-se satisfeitos com o que suas equipes apresentaram e disseram estar confiantes para a segunda partida. Segundo Alex, as lesões de algumas atletas não chegaram a comprometer o time.
“Para a gente o resultado foi extremamente positivo porque a equipe vem sofrendo com lesões. Perdemos atletas importantes para a estreia. A nossa líbero Rayani está com uma fratura no dedo e a ponteira titular Jaqueline está com uma lesão no joelho há quatro semanas e estamos segurando. Dentro da improvisação de jogar com a Taynara como líbero (ela é central), acredito que foi muito importante. A partida teve altos e baixos e mesmo não sacando tão bem conseguimos vencer. Conquistamos três pontos na estreia de um campeonato tão equilibrado e amanhã vamos tentar fazer mais três”, avisa.
Do outro lado, o treinador China disse que devido à pouca idade de seu time, as meninas pecaram na hora de fechar os sets decisivos. “Hoje elas pecaram na decisão dos momentos finais dos sets. Todos os quatro sets foram bastante equilibrados, mas no finaL, talvez por ter elenco um pouco mais novo, elas não lidaram bem com a pressão de fechar o set. São José vem numa crescente, com a boa experiência na Superliga B e soube fechar, foi merecedor de ter vencido. Para amanhã vou substituir a Letícia pela Verena. A Letícia foi bem hoje, mas está vindo de lesão recente e não quero forçar. Amanhã entra a Verena, atleta que foi contratada este ano para reforçar a equipe. Amanhã vai ser outra história”, disse China.
Quem lidera a chave feminina é Cascavel, que jogando em casa fez bonito e derrotou o Maringá/Amavolei por 3 sets a 0 com parciais de 25/21, 25/8 e 25/17 em 1h05 de partida.
– –
Federação Paranaense de Voleibol
Assessoria de Imprensa
41 3363-4653
41 921-3107
Texto e foto: Diego Pereira/FPV