Por assessoria, Thaise Oliveira
A Seleção Paranaense Sub-20 masculina se despediu do Campeonato Brasileiro de Seleções, Divisão Especial, na quarta colocação. Na disputa pelo bronze, realizada no último sábado (14), a equipe enfrentou São Paulo e foi superada pelo placar de 3 sets a 0 (25/22, 28/26 e 25/21).
Na primeira fase, o time paranaense garantiu três vitórias em quatro partidas: contra Distrito Federal, Minas Gerais e Maranhão, resultados que classificaram a equipe como primeiro do Grupo B. Na semifinal, o duelo foi contra Santa Catarina, o segundo colocado no Grupo A.
Em um confronto muito disputado, o Paraná esteve muito perto de chegar à final da competição após vencer os dois primeiros sets. Entretanto, no final do terceiro, o time sofreu a virada. Com o crescimento do adversário na sequência da partida, o grupo paranaense não conseguiu segurar o resultado e foi eliminado.
Destacando a intensidade do CBS, uma competição de curta duração, o técnico Everson Ribeiro afirmou que, mesmo sem chegar à final, a participação do time foi boa e que o primeiro objetivo foi alcançado. “Pegamos uma chave extremamente equilibrada. Não teve nenhum resultado por 3 a 0, todos os jogos foram surpreendentes. Classificar em primeiro nessa chave já foi uma grande vitória. Infelizmente, na semifinal tivemos o jogo na mão, mas pecamos no terceiro set na hora de fechar. É algo natural dessa faixa etária que ainda não tem maturidade suficiente para tomadas de decisões, por isso esses campeonatos são tão importantes para o amadurecimento dos atletas”.
Sobre o último jogo, o comandante declarou que o grupo estava um pouco abalado e isso afetou o desempenho dos atletas em quadra. “Batalhamos, fizemos dois sets bom, mas não conseguimos repetir o que fizemos na fase classificatória. Infelizmente, acabamos superados pela boa equipe de São Paulo que também se classificou em primeiro no grupo deles. Em um campeonato com tantas reviravoltas, com Minas quase sendo rebaixada, um quarto lugar não podemos dizer que não está de bom tamanho. Gostaríamos de ter colocado o Paraná no alto do pódio, mas mantivemos ele na elite e entre os quatro melhores do país”, declarou Everson.
“Obrigado pela torcida, pela energia positiva e pelo trabalho de todos os técnicos do voleibol paranaense. Vocês são os responsáveis pelo sucesso de nossa seleção e dos nossos atletas. Deixo o meu agradecimento à FPV e ao Presidente Jandrey Vicentin pela oportunidade de estar a frente de nossa seleção nessa importante competição do voleibol brasileiro. Ao meu amigo Marcio Silva por dividir o comando técnico dessa Seleção e agradeço aos atletas dessa Seleção, incluo os que participaram da seletiva e preparação, que acreditaram em nosso trabalho e se entregaram de corpo e alma Só nós sabemos por tudo que passamos e o que tivemos que superar nessa jornada”, finalizou Everson.
CLASSIFICAÇÃO CBS SUB-20
1ª DISTRITO FEDERAL
2ª SANTA CATARINA
3ª SÃO PAULO
4ª PARANÁ
5ª RIO DE JANEIRO
6ª RIO GRANDE DO SUL
7ª MINAS GERAIS
8ª PERNAMBUCO
9ª MARANHÃO
10ª PARÁ
Foto: Divulgação/CBV