Marechal Cândido Rondon e Telêmaco Borba bem que queriam, mas não conseguiram entrar na festa da final feminina do Campeonato Estadual da Juventude de 2013. Cascavel e Maringá dominaram as finais das etapas classificatórias e monopolizaram a grande decisão do ano.
Na primeira semifinal Maringá/Uningá/Amavolei venceu o primeiro set por 25 a 18 em 31 minutos. O segundo set já foi mais suado, com Telêmaco Borba/Dynâmico tendo dois set points a seu favor e levando a virada por 26 a 24. A situação no terceiro set foi ainda pior. Telêmaco vencia o set por 24 a 21, mas Maringá foi em busca do placar, empatou, foi buscar mais três vezes o empate em 27 a 27, para virar e fechar em 29 a 27 e confirmar a vaga na final com 3 sets a 0 em 1h38min de partida.
O técnico Dema enfatizou o nível técnico da competição: “As semifinais estavam em aberto. Não porque tínhamos feito com Cascavel as três finais nas etapas que tanto Telêmaco como Marechal não tenham condições de vencer. As equipes cresceram muito e se equilibraram bastante. Foi bom vencer, deu tranquilidade e ânimo para lutar pelo título.”
Cascavel sonha com bicampeonato
Na outra semifinal o clássico regional entre Cascavel/Col. Alfa/Ortho/Ceonc e Col. Martin Luther/Sicoob/Marechal Cândido Rondon teve três sets idênticos em início, em desenrolar e nos números finais. Todas as três parciais, Marechal chegava ao 10º ponto na frente, sofria a virada, lutava, empatava, chegava no 20º e empacava. Resultado, três sets terminados em 25 a 21 depois de 1h28min e Cascavel na segunda final seguida e na luta pelo bicampeonato.
Depois do jogo o técnico Fernando Bonatto disse que a equipe vem desde o término da última etapa treinando para a partida contra Marechal: “Tínhamos um adversário que jogamos três vezes no ano e conhecíamos onde poderíamos ganhar, mas eles também conheciam nossos pontos fracos. Por isso a vitória foi importante.”
A grande final está marcada para acontecer amanhã as 11h00min no Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa. Maringá/Uningá/Amavolei e Cascavel/Col. Alfa/Ortho/Ceonc jogam pelo título com transmissão ao vivo da FPVTV no site www.voleiparana.com.br www.esporte.pr.gov.br
O Campeonato Estadual da Juventude é organizado pela Federação Paranaense de Voleibol com apoio da Secretaria do Esporte do Paraná e da Secretaria do Esporte de Umuarama. A competição realizada em três etapas classificatórias conta com 16 equipes e a etapa final está reunindo as oito melhores, quatro em cada naipe.
Jandrey Vicentin/Thiago Paes
Assessoria de Imprensa