De Guarapuava (PR), Thaís Fernanda Mendes
Após duas etapas o grande campeão paranaense sub-15 foi conhecido na manhã desse domingo (01.09), no Ginásio de Esportes Santa Teresinha, em Guarapuava. Clube Curitibano/Expoente venceu no tie break as meninas de Apucarana/AVOAR e garantiu o bicampeonato.
Logo no primeiro set as meninas mostraram o porquê chegaram na final do Paranaense, 33 a 31 foi o placar favorável a Arapongas/AVOAR. No segundo, 28 a 26 para as meninas da capital, deixando os sets empatados. Curitibano levou o terceiro com mais tranquilidade 25 a 17. Arapongas não se abalou e deixou tudo empatado novamente ao fechar o quarto set em 25×22 e forçar o tie break. No último e decisivo set, Curitibano fechou em 15 a 10. Após o apito final, a emoção tomou conta das meninas, que não seguraram as lágrimas.
“Desde o começo dos treinos nós lutamos e nos dedicamos muito para conquistar o campeonato. Nos doamos muito todo esse tempo e eu acho que foi muito merecido, é emocionante esse título”, comentou Luana Gazda, capitã campeã, que além do título paranaense, levou também o troféu de melhor ponteira e atleta mais valiosa.
Para a técnica Katia Cordeiro, foi um jogo digno de final. “Foi realmente um jogo digno de final, um jogaço mesmo. Duas grandes equipes. As meninas de Arapongas jogaram muito, e nós também. Tivemos nossas oscilações, normal da idade, mas merecemos esse bicampeonato, não desmerecendo ninguém, mas nos dedicamos tanto, e treinamos para isso, estão todas de parabéns”, comentou quase sem voz a técnica.
O terceiro lugar ficou com o Círculo Militar do Paraná/ARBS após vencer por 3 sets a 1, as donas da casa, Guarapuava/ Colégio Santa Teresinha, com parciais de 22×25, 25×15, 25×22 e 25×20.
Melhore líbero: Isabella Giocondo – PM Arapongas
Melhor levantadora: Isabella Constantine – Clube Curitibano
Melhor central 1: Ammynah Melo – Clube Curitibano
Melhor central 2: Kamily Vitória – PM Arapongas
Melhor ponteira 1: Laura Perugini – PM Arapongas
Melhor ponteira 2: Luana Gazda – Clube Curitibano
Melhor oposta: Ludmilla Guimarães – PM Arapongas
Mais valiosa atleta: Luana Gazda – Clube Curitibano
Classificação
1º Curitibano/Expoente
2º Arapongas/AVOAR
3º Círculo Militar do Paraná/ARBS
4º Guarapuava/Colégio Santa Teresinha
5º SMEL/Foz do Iguaçu
6º Colégio Martin Luther/Marechal
7º Santa Mônica Clube de Campo
8º PM Toledo/Pratti Donaduzzi/AVOTOL
A competição foi dividida em duas etapas com as oito equipes jogando entre si. Após cinco rodadas no mês de junho em Toledo, a segunda etapa teve mais duas rodadas que classificaram as quatro melhores campanhas para a semifinal e depois final. Os seis primeiros colocados garantiram vagas na Série A em 2020, já a sétima e oitava colocação foram rebaixadas para a Série B.
O Campeonato Paranaense Sub-15 Série A feminino é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), com patrocínio da Penalty.