De Maringá (PR), Daniel Maciel
Denk Maringá Vôlei e Ponta Grossa Vôlei fizeram um jogo digno de uma final. Jogando em casa e com o apoio da torcida o time de Maringá venceu o equipe de Ponta Grossa em jogo marcado pelo equilíbrio, com um tie-break de tirar o fôlego, no fim ficou 3 sets a 2 para os maringaenses com parciais 22×25, 25×19, 24×26, 25×17 e 17×15. Jogo realizado na tarde e noite deste domingo (03/11) no Ginásio Chico Neto em 2h26min de jogo.
O jogo começou e terminou eletrizante e com muito equilíbrio. A equipe de Ponta Grossa entrou determinada a levar o jogo pelo menos para o GOLD SET, para isso precisava vencer a equipe maringaense e eles venceram o primeiro set 25×22. No segundo set a equipe da casa melhorou a torcida percebeu e cresceu com o time pra fechar 25×19 e empatar a partida 1 set a 1.
Com erros, uma certa ansiedade dos jogadores maringaenses e um jogo digno de uma final, Ponta Grossa melhorou com as equipes se alternando na liderança do terceiro set. Maringá que estava perdendo chegou a buscar o empate 22×22 mas Ponta Grossa não vacilou e fechou 26×24. No quarto set a torcida maringaense cresceu, colocou pressão o time melhorou impôs seu ritmo e chegou abrir 11 pontos de vantagens e fechou o set 25×17, levando a partida decisiva para o tie-break.
Por alguns momentos parecia que o “fantasma” de 2018 iria dá as caras em Maringá. Só pra lembrar a equipe de Maringá perdeu o título paranaense ano passado para o time ponta-grossense. Mas a equipe maringaense mostrou sua força e mesmo com o tie-break muito equilibrado venceu por 17×15 é a equipe masculina campeã paranaense 2019. O prêmio de melhor da partida foi para o Gabriel do Denk Maringá Vôlei.
O técnico da equipe de Ponta Grossa, Fabio Sampaio falou com gente depois desta grande final: “Dois fatores temos que colocar e reconhecer: Primeiro, a superioridade da equipe de Maringá, um time muito forte. Segundo, a nossa luta os jogadores, nossa comissão, grupo deram o seu melhor, tiramos uma equipe de maior orçamento que nosso, mas hoje não deu. Parabéns a todos, a Federação Paranaense de Voleibol, todos os profissionais que fizeram esse campeonato acontecer. Agora é desejar sucesso ao Maringá na Superliga, como paranaense, eu vou torcer por eles”.
Do lado maringaense falamos o Presidente do Denk Maringá Vôlei e Campeão Olímpico, o grande Ricardinho: “Muito importante esse título do campeonato paranaense para nós! Tem um gosto muito especial, importante para Maringá. Não deixa de ser uma preparação para a Superliga, assim como é o paulista e o mineiro para as outras equipes. Foi um jogo cheio de fortes emoções, importante para a torcida também já ir aquecendo. Agora é Superliga e não tem jogo fácil”. O técnico maringaense Alessandro Fadul, reconheceu os erros da equipe, a ansiedade, ele disse: “ Começamos errando muito, acabamos absorvendo a ansiedade da torcida que queria comemorar o titulo o mais rápido possível. Mas a equipe foi se encontrando e no fim conquistamos o título de campeão paranaense”.
O Denk Maringá Vôlei é o Paraná na Superliga na elite do voleibol brasileiro e estreia no próximo sábado as 18h30 em casa no Ginásio de Esportes Chico Neto jogando contra a equipe paulista do Vôlei Renata.
SELEÇÃO DO CAMPEONATO PARANAENSE
Melhor Líbero – Rafael (Palmas)
Melhor Levantador – Everaldo (Maringá)
Melhores Ataques – Renato (Maringá) e Bruno (Foz)
Melhores Centrais – Rômulo (Maringá) Diego (Ponta Grossa)
Melhor Oposto – Rodrigo (Alemão) (Maringá Vôlei)
O Everaldo do time maringaense foi eleito o atleta mais valioso do campeonato paranaense adulto serie A 2019. A eleição dos melhores da competição é realizada com os votos dos técnicos das seis equipes participantes.
“A gente sabia que o jogo seria complicado, o time de Ponta Grossa é time muito guerreiro. O jogo de lá (o primeiro da final) nós fizemos o jogo fácil e aqui sabíamos que seria complicado, um jogo de final sempre é complicado. Tivemos momentos difíceis no meio do jogo, que a gente se perdeu um pouco, mas no final a força do grupo fez a diferença. E mais importante conseguimos essa conquistar esse título que é muito importante para todos nós, para o patrocinador, para a equipe e pra nossa torcida também. Agora é continuar trabalhando para melhor por que teremos uma Superliga muito, muito, muito difícil e temos menos de uma semana para estrear bem” falo o Everaldo melhor levantador e jogador mais valioso da competição.
Sobre o prêmio individual ele concluiu: “É sempre uma honra, sempre bom ser reconhecido, eu fico feliz, mas eu sempre exalto a força deste grupo! Esse grupo é muito forte! Foi pra mim (os prêmios) como poderia ser para os outros jogadores do nosso grupo, então eu estou representando só o time. Pra mim não é uma coisa individual, e a representação do time, da força que temos juntos. Tivemos vários dificuldades durante o estadual, mas fechamos com título que é importantíssimo!”.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Denk Maringá Vôlei
2º Ponta Grossa Vôlei
3º AVP-Palmas/Guararapes/Sudati
4º PM Foz do Iguaçu
5º PM Toledo/Prati-Donaduzzi/Avotol