De Ponta Grossa, Josi Schmidt
A rodada dupla do Campeonato Paranaense Série A masculino desta quarta-feira (03.10) encerrou a fase classificatória, definindo os confrontos das semifinais da temporada 2018. Na Arena Multiuso, em Ponta Grossa, o Caramuru Vôlei recebeu o Copel Telecom/Maringá Vôlei que manteve a invencibilidade fechando a partida em 3 sets a 1, com parciais de 20/25, 25/22, 25/18 e 25/19, na noite desta quarta-feira (03.10). Com o resultado, os maringaenses garantiram a primeira colocação e mantiveram a invencibilidade. Já a equipe ponta-grossense ficou na segunda posição da classificação.
No ginásio Costa Cavalcanti, a AVP-Palmas/Guararapes/Sudati venceu a equipe da casa, PM Foz do Iguaçu/Pousada Cataratas e garantiu a terceira colocação no campeonato. A vitória foi por 3 sets a 1, com parciais de 25/21, 27/25, 22/25 e 25/12, após 1h45 de jogo.
As quatro melhores campanhas avançam para as semifinais que serão disputas em dois jogos. Nesta sexta-feira (05), às 20h, o Caramuru joga na casa da equipe palmense e o Foz recebe no sábado (06), às 14h, o Maringá. Os jogos da volta serão na próxima terça (09) e quarta-feira (10), às 20h, em Maringá e Ponta Grossa, respectivamente.
O técnico maringaense, Alessandro Fadul comentou sobre o retorno da equipe ao Campeonato Paranaense, que também está servindo como preparatório para a Superliga que começa no fim deste mês. “Sempre falei que era de extrema importância participar e valorizar o Paranaense. É importante para a equipe e para a competição que conta com duas equipes que vão participar da Superliga, então a gente não podia continuar de fora. Além disso, o estadual serve muito como preparação para conhecermos melhor o grupo e adquirir ritmo de jogo. Fizemos bons jogos e hoje conseguimos reverter uma situação difícil, demonstrando como a equipe vem se comportando ao longo da competição. Foi um bom resultado e conseguimos selar a permanência na primeira colocação, que era nosso principal objetivo.”
O Troféu Copel Telecom, de destaque da partida, ficou com o ponteiro maringaense, Hugo, que falou sobre o revés da equipe. “Fizemos um primeiro set afoito, errando saques mas conseguimos reverter e isso tem sido o ponto forte do time. No primeiro jogo contra o Caramuru já foi assim e conseguimos virar o jogo. Mas agora é uma nova fase do campeonato e não podemos mais vacilar. Precisamos estar focados e manter o bom desempenho desde o início das partidas.”
Insatisfeito com o desempenho da equipe, o técnico Fábio Sampaio, disse que esse é um jogo para ser esquecido. “Chegamos à conclusão de que a temporada na Argentina nos fez muito bem mas por outro lado acabamos treinando menos a parte técnica. Logo em seguida metade do time foi para os Jogos Abertos e a outra ficou e então foi mais uma semana sem esse treinamento conjunto e isso acabou tirando um pouco a confiança. Acho que é um jogo para ser esquecido, sem tirar o mérito do Maringá, mas em si não foi um bom jogo técnico que todos esperavam de duas equipes que vão representar o Estado na Superliga. Agora vamos pensar no confronto com Palmas e esperar o resultado positivo para que possamos chegar a final e, se enfrentarmos novamente o Maringá, fazer um jogo diferente para tirar essa imagem que deixamos”, declarou.
Para o técnico da equipe palmense, Cristano Baniski, o primeiro desafio foi superado, que era vencer o jogo fora de casa e garantir a terceira colocação. “Foi um jogo difícil. Foz soube aproveitar o fato de jogar em casa, mas conseguimos a vitória mesmo o time oscilando no terceiro set. Vamos nos preparar para enfrentar o Caramuru no primeiro jogo da semifinal em casa e tentar dificultar para eles. Mesmo sendo uma equipe de Superliga não temos nada a perder e esperamos fazer um belo jogo diante da torcida”, afirmou.
Formato de disputa
As cinco equipes estão em grupo único e jogam a fase classificatória em turno e returno. As quatro melhores campanhas avançam para as semifinais e os vencedores disputam o título. As semifinais e a final serão disputadas em dois jogos. Em caso de empate, um golden set define a vaga ou o título.
Classificação
Copel Telecom/Maringá Vôlei 23
Caramuru Vôlei 19
AVP-Palmas/Guararapes/Sudati 12
PM Foz do Iguaçu/Pousada Cataratas 5
AMVP/Unifamma/Maringá 1
O Campeonato Paranaense Adulto Série A masculino é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), com patrocínio da Penalty e Copel Telecom. Outras informações desta e demais competições estão disponíveis no site www.voleiparana.com.br
Assessoria de imprensa FPV
www.facebook.com/voleiparana
www.flickr.com/voleiparana
instagram@voleiparana