De Londrina, Juliana Blume
O Campeonato Paranaense Sub-19 Série A masculino teve suas duas últimas partidas depois de duas etapas classificatórias ao longo do ano. O 3º, 2º, e, 1º lugares foram decididos na manhã deste sábado (24) no ginásio do Colégio Vicente Rijo, em Londrina.
O primeiro colocado foi Associação Vila Velha/Caramuru, que venceu o Círculo Militar/ARBS por 3 sets a 0. O vencedor disparou no placar no primeiro set, mas o Círculo Militar/ARBS deu bastante trabalho no segundo set. Chegou a empatar 22/22, exigindo dos dois times calma para jogar o melhor possível. No terceiro e último set, o time de Curitiba chegou a ficar alguns pontos à frente, mas logo foi ultrapassado novamente.
José Laury, técnico Associação Vila Velha/Caramuru, destacou a campanha brilhante do time, que venceu 12 partidas no total, e 36 sets. Os jogadores perderam apenas 3 sets durante todo o campeonato. “Isso é fruto de muito trabalho. A fase final foi de muita dificuldade, mas tivemos um ritmo bom e jogamos com tranquilidade apesar da aproximação dos adversários”, comenta Laury. “O título premia a equipe que teve mais consistência. Mas os adversários estão de parabéns”, diz ele.
O jogador Felipe Mendes, de 18 anos, está se despedindo do voleibol em grande estilo. Ele diz que está se aposentando do esporte, e que esta foi a última partida antes do começo do curso de Agronomia. “No começo do ano estava com medo do vestibular atrapalhar o vôlei ou do vôlei atrapalhar o vestibular, mas consegui fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, comemora ele. “Mas vou sentir falta dessa rotina de treinos, de viagens. Foi muito bom vestir essa camisa”, complementa ele. Felipe foi eleito o melhor central, e recebeu premiação especial.
Adeps/Londrina x Maringá/Unifamma/Amavolei
Já a partida entre times das duas principais cidades do Norte do Paraná se enfrentaram no começo da manhã. O Adeps/Londrina venceu por 3×0, e levou para casa a medalha de bronze. O técnico Carlos Biaca comemorou o retorno da cidade para o cenário estadual e nacional. “Agora o projeto é disputar os Jogos Abertos e a Super Liga B ou C com este time. O esqueleto já está pronto”, explica ele, que agradeceu especialmente à Maria Beatriz, organizadora do evento no Colégio Vicente Rijo, e também aos pais dos atletas, que deram o apoio necessário.
O jogador Eliseu Jr. Kruger, capitão do Adeps/Londrina, diz que foi difícil jogar duas vezes por dia como em algumas fases do campeonato, e ficou feliz com o pódio.
Torcida em casa
A torcida do time da casa compareceu em peso para apoiar os atletas de Londrina. Muitos pais, irmãos e amigos dos jogadores estavam nas arquibancadas. Os pais de João Pedro Avancini, de 18 anos, estavam gritando palavras de apoio para ele. “Ele está mandando ver na defesa e saque”, diz o pai Robinson Rogério. “Ele melhorou muito nos últimos cinco anos de treino, está mais maduro. O esporte é muito importante, traz responsabilidade, disciplina. Ele é muito responsável”, diz a mãe Márcia. A filha mais velha do casal, Lívia, de 26 anos, é atleta profissional do atletismo pela Fundação de Esportes de Londrina.
O irmão do jogador Lucas Durães também acompanhou de perto a etapa final do campeonato. “Hoje estão jogando mais felizes que ontem, aí mudou um pouco o resultado. Ele é apaixonado por vôlei, igual nosso pai, que também jogava. Ele fala em ser atleta profissional”, diz Guilherme Durães.
Já João Pedro Tavares, de 14 anos, era o torcedor mais animado da arquibancada, apoiando os companheiros de treino. Ele conta que pretende jogar nos campeonatos da Federação Paranaense de Voleibol quando for mais velho, e está trabalhando duro para fazer parte do time de Londrina em 2019.
Até o técnico do Adeps/Londrina, Carlos Biaca, contou com sua torcedora especial. Sua esposa Leila Mara Biaca estava por lá, prestigiando o trabalho do marido. “Ele é apaixonado por voleibol, não consegue ficar longe. Ele está muito feliz de voltar depois de alguns meses parado”, descreve.
Organização local
Cada etapa do campeonato Sub-19 teve suas características próprias. A primeira etapa classificatória da competição aconteceu no mês de maio em Curitiba e Marechal Cândido Rondon sediou a segunda etapa no final de julho.
A etapa final, em Londrina, contou com muita atenção e animação de Maurício Rosi, coordenador de ginásio. “Colocamos os jogos, alojamento e refeitório juntos no colégio, e isso foi um diferencial que facilitou”, aponta. Maurício Agradeceu o apoio dos pais, que ajudaram a preparar o ginásio e até pintaram a quadra. “Os atletas ganharam bombons da Maria Beatriz, parceira do colégio e tiveram acesso a água e frutas, um vestiário especial, tudo isso para poderem sentir como é um evento de alto nível. Esperamos que as equipes tenham gostado”, contou. Os jogos transcorreram conforme o planejado, sem intercorrências além da forte chuva de sexta-feira, e atrasou algumas partidas.
Melhores atletas do campeonato:
Melhor líbero – Roger Torres (Associação Vila Velha/Caramuru)
Melhor levantador – Guilherme Vargas (Círculo Militar/ARBS)
Melhor ponteiro 1 – Jorge Augusto (Associação Vila Velha/Caramuru)
Melhor ponteiro 2 – Marcos Paulo (Associação Vila Velha/Caramuru)
Melhor central 1 – Felipe Mendes (Associação Vila Velha/Caramuru)
Melhor central 2 – Daniel Henrique (Círculo Militar/ARBS)
Melhor oposto – João Vitor (Associação Vila Velha/Caramuru)
Mais valioso atleta – Guilherme Vargas (Círculo Militar/ARBS)
RESULTADOS DOS JOGOS ETAPA FINAL – LONDRINA
SEXTA-FEIRA (23.11)
Quartas de final
Círculo Militar do Paraná/ARBS x PM Pinhais (3×0)
ADEPS/Londrina x AVP/Curitiba/Dental Uni (3×2)
Decisão do 5º lugar
PM Pinhais x AVP/Curitiba/Dental Uni (3×0)
Semifinal
Maringá/Unifamma/Amavolei x Círculo Militar/ARBS (3×0)
Associação Vila Velha/Caramuru x Adeps/Londrina (3×0)
SÁBADO (24.11)
Decisão de 3º lugar
Adeps/Londrina x Maringá/Unifamma/Amavolei (3×0)
Final
Associação Vila Velha/Caramuru x Círculo Militar/ARBS (3×0)
O Campeonato Paranaense Sub-19 Série A é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), com patrocínio da Penalty e da Copel Telecom. Mais informações desta e de outras competições estão disponíveis no site www.voleiparana.com.br
Assessoria de imprensa
www.facebook.com/voleiparana
www.flickr.com/voleiparana
instagram @voleiparana