Da redação, Josi Schmidt
O Campeonato Paranaense Adulto Série B masculino estabelece uma marca recorde nesta temporada com a participação de 11 equipes na disputa. A primeira etapa começa nesta sexta-feira (19.04) em Cascavel e a vai até domingo (21.04). As seis rodadas classificatórias serão realizadas no Centro Esportivo Alice Marteli e no ginásio do Colégio ESI Nossa Senhora Auxiliadora.
A competição marca o retorno da equipe SMEL Araucária/ASPMA/Berneck que já disputou a Superliga B em 2016. “É um prazer enorme estar retornando com a equipe adulta do município de Araucária, com o projeto visando figurar no cenário estadual e, quem sabe, futuramente, conforme estruturação, voltar a disputar também competições nacionais, afirma o técnico Everson Ribeiro.
A equipe é uma mescla de atletas jovens, onde boa parte também vai disputar o Paranaense Sub-19, com outros mais experientes que já tiveram participações inclusive na última temporada da Superliga A, como é o caso do ponteiro Bruno Araújo.
“Conseguimos organizar bom período de treinos, diariamente, porém sabemos que o entrosamento sempre demora um pouco mais para acontecer. Apesar de sabermos que vamos enfrentar equipes mais tradicionais que vêm com bagagem dos últimos estaduais, acredito que temos condições de fazer uma boa etapa e conquistar algumas vitórias para encaminhar a classificação para a fase final do campeonato”, conclui o técnico.
A temporada também marca a estreia de três equipes na briga pelo acesso à divisão principal. Do Norte do Estado a competição terá as equipes londrinenses do Colégio Vicente Rijo, comandada pelo técnico Aldori Gaudêncio, e do Colégio Marcelino Champagnat, liderada pelo técnico Ronivaldo Marques. A região Sudoeste, à convite da FPV, será representada pela equipe da PM Pato Branco, formada em sua maioria por atletas da casa e reforçada por cinco atletas com bagagem em competição estaduais.
“Para nós que vivenciamos o voleibol em Pato Branco talvez seja a realização de um sonho. Algumas gerações anteriores não tiveram esta oportunidade, então disputar o Paranaense Adulto B pela primeira vez vai nos dar o impulso necessário para o vôlei pato-branquense ter mais visibilidade, criando assim oportunidade de novos projetos em todas as categorias”, conta o técnico André Corrêa Batista, acrescentando:
“Gostaria de deixar registrado o grande apoio que a equipe vem recebendo da comunidade, da Prefeitura Municipal, Secretaria de Esportes e principalmente dos atletas e da Federação Paranaense que já visualizava que estava na hora de Pato Branco participar do voleibol no âmbito estadual. Estamos fazendo um esforço coletivo para podermos estar juntos das equipes tradicionais e com toda certeza sonhando em participar da elite do vôlei paranaense. Nossa equipe estará preparada para fazer um grande campeonato.”
Formato de disputa
O campeonato será realizado em duas etapas classificatórias, definindo as quatro melhores campanhas para a etapa final. A competição será disputada em turno único, com todas as equipes jogando entre si. A segunda etapa será realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, em Francisco Beltrão. Já a fase final acontecerá de 4 a 6 de outubro em São João do Ivaí. A melhor campanha vai garantir a vaga de acesso à Série A em 2020.
Equipes: Maringá/Unifamma/Amavolei, PM Arapongas, Líder Service/Zero10Clube/São João do Ivaí, PM São Miguel do Iguaçu, ABV Beltrão, SMEL Araucária/ASPMA/Berneck, PM Telêmaco Borba, Colégio Vicente Rijo, AABB Cascavel, PM Pato Branco e Colégio Marcelino Champagnat.
TABELA DE JOGOS
CAMPEONATO PARANAENSE ADULTO SÉRIE B MASCULINO
1ª rodada – Sexta-feira (19.04)
Jogo 1 – PM Arapongas x Colégio Marcelino Champagnat, às 12h
Jogo 2 – Líder Service/Zero10Clube/São João do Ivaí x PM Pato Branco, às 13h30
Jogo 3 – PM São Miguel do Iguaçu x AABB Cascavel, às 12h
Jogo 4 – ABV Beltrão x Colégio Vicente Rijo, às 10h30
Jogo 5 – SMEL Araucária/ASPMA/Berneck x PM Telêmaco Borba, às 9h
2ª rodada – Sexta-feira (19.04)
Jogo 6 – Maringá/Unifamma/Amavolei x PM Telêmaco Borba, às 16h
Jogo 7 – Colégio Vicente Rijo x SMEL Araucária/ASPMA/Berneck, às 18h
Jogo 8 – AABB Cascavel x ABV Beltrão, às 18h30
Jogo 9 – PM Pato Branco x PM São Miguel do Iguaçu, às 20h
Jogo 10 – Colégio Marcelino Champagnat x Líder Service/Zero10Clube/São João do Ivaí, às 19h30
3ª rodada – Sábado (20.04)
Jogo 11 – Maringá/Unifamma/Amavolei x SMEL Araucária/ASPMA/Berneck, às 8h30
Jogo 12 – PM Telêmaco Borba x ABV Beltrão, às 8h30
Jogo 13 – Colégio Vicente Rijo x PM São Miguel do Iguaçu, às 10h
Jogo 14 – AABB Cascavel x Líder Service/Zero10Clube/São João do Ivaí, 10h
Jogo 15 – PM Pato Branco x PM Arapongas, 11h30
4ª rodada – Sábado (20.04)
Jogo 16 – Maringá/Unifamma/Amavolei x Líder Service/Zero10Clube/São João do Ivaí, às 16h30
Jogo 17 – PM São Miguel do Iguaçu x PM Arapongas, às 18h
Jogo 18 – SMEL Araucária/ASPMA/Berneck x Colégio Marcelino Champagnat, às 15h
Jogo 19 – PM Telêmaco Borba x PM Pato Branco, às 19h30
Jogo 20 – Colégio Vicente Rijo x AABB Cascavel, às 17h
5ª rodada – Domingo (21.04)
Jogo 21 – Maringá/Unifamma/Amavolei x PM Pato Branco, às 8h
Jogo 22 – Colégio Marcelino Champagnat x AABB Cascavel, às 9h30
Jogo 23 – PM Arapongas x PM Telêmaco Borba, às 9h30
Jogo 24 – Líder Service/Zero10Clube/São João do Ivaí x SMEL Araucária/ASPMA/Berneck, às 11h
Jogo 25 – PM São Miguel do Iguaçu x ABV Beltrão, às 8h
6ª rodada – Domingo (21.04)
Jogo 26 – Maringá/Unifamma/Amavolei x AABB Cascavel, às 16h
Jogo 27 – PM Pato Branco x Colégio Vicente Rijo, às 13h30
Jogo 28 – Colégio Marcelino Champagnat x PM Telêmaco Borba, às 14h30
Jogo 29 – PM Arapongas x ABV Beltrão, às 15h
Jogo 30 – Líder Service/Zero10Clube/São João do Ivaí x PM São Miguel do Iguaçu, às 16h30