De São José dos Pinhais (PR), Thaise Oliveira
As disputa pelas vagas na série A do Campeonato Paranaense Sub-17 começaram com duas partidas na manhã deste sábado (09.11) no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais. Em um jogo cheio de reviravoltas, o time feminino do Colégio Vicente Rijo venceu o Santa Mônica Clube de Campo no tie-break (25/9, 22/25, 18/25, 25/15 e 15/8). No masculino, a equipe da casa bateu de virada o Colégio Vicente Rijo também no quinto set (20/25, 23/25, 25/20, 25/15 e 15 a 12) conquistando a primeira vitória na competição.
Dando início às disputas do naipe feminino, um começo triunfal do Colégio Vicente Rijo. Abrindo seis pontos logo no começo do jogo, a equipe de Londrina venceu o primeiro set sem muitas dificuldades por 25 a 9. Na segunda etapa, reação do Santa Mônica Clube de Campo que, em uma disputa ponto a ponto, empatou a partida ao vencer o set por 25 a 22. Em seguida, o Santa Mônica voltou mais confiante administrando bem a partida e garantindo mais um set, 25 a 18. Entretanto, o Vicente Rijo se reergueu e não deixou com que a partida chegasse ao fim. Com uma boa atuação, o grupo conseguiu levar à decisão para o tie-break, no qual levou a melhor vencendo o confronto por 15 a 8.
“Ficamos muito confiantes e entramos muito tranquilas, quando deveríamos ter entrado 100% igual no primeiro set. Nisso, as jogadoras que são muito boas, abriram e levaram os dois sets. No último que nos concentramos, entramos vibrando e jogando solto, conseguimos levar para o tie-break e foi um jogão”, disse a atleta Camila Ito Ferreira, do Vicente Rijo.
O próximo confronto da equipe londrinense será no domingo (10), às 10h30, diante do São José dos Pinhais. Já o Santa Mônica Clube de Campo retorna para a quadra na tarde deste sábado, às 14h30, onde enfrenta o time da casa.
Na estreia do masculino, o Colégio Vicente Rijo chegou se impondo. Com domínio e vitória nos dois primeiros sets, a equipe londrinense esteve muito próximo da vitória, mas os donos da casa mudaram a história do jogo. Com uma atuação totalmente diferente, São José dos Pinhais voltou melhor e conseguiu igualar o número de sets conquistados, sendo necessário um quinto tempo para decidir quem levaria a melhor.
Em uma disputa ponto a ponto, o set foi marcado pelo equilíbrio das equipes. Errando menos, São José dos Pinhais levou a melhor e está a uma vitória do acesso.
“Começamos mal, errando muito. O nervosismo bateu, ainda mais por ser o nosso primeiro estadual depois do time masculino ficar muito tempo fora, mas a torcida nos ajudou, os pais apoiando, foi bem legal”, disse o capitão são joseense Guilherme.
A equipe masculina do São José dos Pinhais enfrenta a Associação Vila Velha neste domingo (10), às 10h30, adversário desta tarde do Colégio Vicente Rijo, às 16 horas, no ginásio Ney Braga.