O Campeonato Paranaense Sub-19 Série A masculino chega à reta final após duas etapas classificatórias ao longo do ano. Seis times se enfrentaram nesta sexta-feira (23) no ginásio de esportes do Colégio Vicente Rijo, em Londrina, na etapa final da competição.
As quartas de final aconteceram pela manhã, e a decisão do 5º lugar e duas semifinais aconteceram durante a tarde.
5º lugar
O PM Pinhais ficou em 5º lugar na disputa contra AVP/Curitiba/Dental Uni, por 3 sets a 0 (25/17, 25/18 e 25/23). PM Pinhais abriu o placar no primeiro e segundo sets e acabou baixando a guarda no terceiro, quando AVP/Curitiba/Dental Uni reagiu e empatou várias vezes, passando à frente dos adversários em alguns momentos. “O set final deu um pouco de medo. Erramos demais, mas consertamos muitos problemas do jogo da manhã”, avalia Sulivan Phelipe, de 17 anos, do PM Pinhais. Já o jogador do mesmo time Caio Porto da Silva, de 16 anos, gostou da chance de trabalhar ao lado de jogadores mais velhos, e elogiou a organização do evento.
Semifinal 1
Na primeira semifinal da tarde, o Círculo Militar/ARBS enfrentou Maringá/ Unifamma/Amavolei, e o resultado também foi 3 sets a 0 para o primeiro time (25×6, 27×25 e 25×20). Os dois times entraram em quadra extremamente animados e dispostos a dar o melhor possível. “O time sacou muito bem. Estudamos muito, eles mereceram o resultado”, diz o técnico do Círculo Militar/ARBS, Ricardo Bientienez.
Fernando Mathias, de 18 anos, conta que esta partida foi de superação para todos e uma segunda chance para o Círculo Militar/ARBS. “Na primeira etapa tivemos um problema e quase fomos desclassificados, mas entramos com recurso e conseguimos permanecer”, relembra ele, comemorando a chance de disputar o 3º lugar no dia seguinte.
Semifinal 2
Na segunda semifinal do dia, o Caramuru/AVV jogou contra Adeps/Londrina. O resultado foi 3 sets a 0 para o primeiro time (25×14, 25×19 e 25×16). O Caramuru Vôlei conquistou a vaga de acesso em 2017 e nesta temporada garantiu a liderança nas duas etapas classificatórias, sem perder nenhuma partida até agora. Já o Adeps/Londrina jogou em casa, com grande apoio da torcida.
Os dois times jogaram muito bem, com energia, vontade e entrosamento. Adeps/Londrina estava com um jogador de destaque machucado, Gabriel Carmo, que foi recebido com salva de palmas quando entrou em quadra. No final da partida, os dois times se cumprimentaram com abraços demorados, em comemoração à garra mútua. “Temos uma coisa de união, de família”, explica Jorge Augusto de Paulo, de 18 anos, do Caramuru/AVV. “O jogo foi muito bom apesar das dificuldades e da nossa falta de treino. Trabalhamos bem do início ao fim”, avalia ele.
“Foi um jogo bem consistente, o time de Londrina estava bem preparado e é uma grande equipe por natureza. Mas o nosso ritmo de saques foi muito bom, não deixamos eles respirarem”, diz o técnico do Caramuru/AVV, José Laury.
A primeira etapa classificatória da competição aconteceu no mês de maio em Curitiba e Marechal Cândido Rondon sediou a segunda etapa no final de julho.
De acordo com a superintendência da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), devido o descumprimento de regulamento, o Tribunal de Justiça Desportiva determinou a mudança no formato de disputa após as etapas classificatórias. Antes, apenas as quatro melhores faziam a semifinal. Agora, a determinação diz que o primeiro e segundo colocados estão na semifinal e vão enfrentar os vencedores do confronto preliminar entre o terceiro e sexto e quarto e quinto colocados.
RESULTADOS DOS JOGOS
SEXTA-FEIRA (23.11)
Quartas de final
9h – Círculo Militar do Paraná/ARBS x PM Pinhais (3×0)
10h30 – ADEPS/Londrina x AVP/Curitiba/Dental Uni (3×2)
Decisão do 5º lugar
16h50 –PM Pinhais x AVP/Curitiba/Dental Uni (3×0)
Semifinal
18h30 – Maringá/Unifamma/Amavolei x Círculo Militar/ARBS (3×0)
20h30 – Caramuru/AVV x Adeps/Londrina (3×0)
SÁBADO (24.11)
Decisão de 3º lugar
9h – Maringá/Unifamma/Amavolei x Adeps/Londrina
Final
10h30 – Círculo Militar/ARBS x Caramuru/AVV
O Campeonato Paranaense Sub-19 Série A é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), com patrocínio da Penalty e da Copel Telecom. Mais informações desta e de outras competições estão disponíveis no site www.voleiparana.com.br
Assessoria de imprensa
www.facebook.com/voleiparana
www.flickr.com/voleiparana
instagram @voleiparana