Da redação, Josi Schmidt
As duplas paranaenses Ingridh/Ana e Eduardo/Gabriel garantiram as medalhas de prata na etapa de abertura do Circuito Brasileiro Sub-21 de vôlei de praia 2019. As finais aconteceram neste domingo (17.03), em Natal (RN), na arena montada no Forte dos Reis Magos.
No feminino, Ingridh e Ana foram superadas pela Campeã Mundial Sub-19 Victoria Lopes e sua parceira Aninha, representantes do Mato Grosso do Sul, por 2 sets a 1 (21/10, 18/21, 15/7), em 51 minutos de jogo. A medalha de bronze da etapa ficou com Anna e Fernanda (BA), que superaram Thamela/Blenda (ES) por W.O. O ouro da etapa também dá a liderança do ranking de estados para Mato Grosso do Sul, que sai na frente com 200 pontos. Os pontos são computados para a federação, que ao longo da temporada pode alterar os times convocados.
No naipe masculino, Eduardo e Gabriel perderam o título para André Danilo e Matheus (SE), por 2 sets a 0 (21/19, 21/19), e 36 minutos. A medalha de bronze ficou com os cariocas Lucas e João Pedro (RJ), que venceram em duelo ‘caseiro’ a dupla Gabriel Pisco/Gabriel (RJ) por 2 sets a 0 (22/20, 22/20), em 38 minutos. Após essa primeira etapa, Sergipe lidera o ranking com 200 pontos, seguido por Paraná, com 180 e Rio de Janeiro, com 160 pontos.
Assim como ocorre no Circuito Brasileiro de vôlei de praia Sub-17 e Sub-19, o Sub-21 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas representando a mesma federação. Cada estado indica suas delegações nos dois gêneros em busca do título, podendo alterar os times durante a temporada, mas sempre formando duplas do mesmo estado.
As próximas três etapas ainda terão suas sedes divulgadas, e ocorrem em junho, julho e setembro. Paraíba, no naipe masculino, e Mato Grosso do Sul, no feminino, foram os campeões da temporada 2018. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ) e Bárbara Seixas (RJ).