A maior competição do voleibol de base do Brasil, a Taça Paraná Asics de Voleibol, encerrou nesta sexta-feira (02/11), em Curitiba, depois de cinco dias de disputa em sete ginásios espalhados pela cidade. Com a definição dos campeões, a 12ª edição da Taça Paraná encerra com um saldo total de 415 jogos disputados em quatro categorias.
Na categoria mirim, o título no masculino ficou com o Fluminense, que chegou ao bicampeonato e, no feminino, quem levou a melhor foi a equipe do Tijuca Tênis Clube, também do Rio de Janeiro. Na infantil, a equipe da Sogipa ficou com o título no masculino e o Fluminense, no feminino, comemorou o tricampeonato. Na categoria infanto juvenil, o ouro foi para o Tijuca Tênis Clube no masculino e o Fluminense ganhou a medalha dourada no feminino. Fechando a disputa, a categoria juvenil, que estreou neste ano na Taça Paraná, premiou a equipe do Paraná Clube/Unibrasil com o ouro. A equipe da Unibrasil, comandada pelo técnico China, foi a única paranaense a conquistar um título nesta edição do campeonato.
Para o diretor geral da Taça Paraná, Josmar Coelho, o balanço do torneio é muito positivo. “Esta foi sem dúvida a maior edição que realizamos. Tivemos um recorde de inscritos, transmissão ao vivo pela internet, sem contar a presença de atletas olímpicos e grandes nomes do voleibol brasileiro. Estou muito satisfeito com o resultado que alcançamos e ano que vem tem mais. Parabenizo todas as equipes que participaram do campeonato, que representaram dez estados do país, na maior participação de nossa história”, declarou Josmar.
Já o presidente da Federação Paranaense de Voleibol, Neuri Barbieri, exaltou a qualidade da organização e destacou a participação paranaense no torneio. “Este ano a Taça chegou a um nível muito maior na parte organizacional, o que refletiu diretamente na qualidade dos jogos, e das próprias equipes. Fiquei feliz também com a participação das equipes paranaenses, que mostraram qualidade e estiveram presentes em grande parte das semifinais e finais. Desenvolver no voleibol de base sempre foi uma preocupação da FPV e a Taça Paraná nos permite colocar em prática o planejamento de um ano inteiro”, destacou Neuri.
Durante a competição alguns números chamaram a atenção. Por dia, a média de jogos superou a marca de 90 partidas. Foram, ao todo, 1830 participantes, entre atletas e comissão técnica. Sete ginásios foram utilizados durante o torneio, espalhados por diversas regiões da capital paranaense. A maior atleta da competição foi a jovem Jéssica do Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro que com apenas 12 anos de idade, ela mede 1,97m de altura. Ao contrário dela, a de menor estatura é a jovem Clara, da equipe do Combinado 5 de julho, também do Rio. Medindo apenas 1,30m a jovem, além de ser a mais baixa, é também a mais nova: ela tem apenas nove anos de idade e disputou o torneio pela primeira vez.
Neste ano a Taça Paraná contou com a presença dos atletas olímpicos Gustavo, Fernanda Garay e Adenízia, além de outros nomes expressivos como Giovane Gávio (bicampeão olímpico e atual técnico do SESI/SP), do ex-atleta Paulão, campeão olímpico em Barcelona 1992 e da coordenadora da Confederação Brasileira de Voleibol para o vôlei de praia, Jaqueline Silva, multicampeã da modalidade, inclusive nas Olimpíadas.
Foram ao todo 118 equipes disputando o título. A categoria mirim foi a que reuniu o maior número de times, num total de 39. A infantil teve um total de 37 equipes nos naipes masculino e feminino. A infanto juvenil contou com a participação de 34 times e a juvenil, que estreou neste ano na Taça, teve 8 equipes inscritas no torneio.
Na festa de encerramento, realizada no ginásio do Tarumã logo após a definição da rodada, foram premiados os melhores atletas em cada categoria, escolhidos pelos técnicos das equipes. Em breve será disponibilizada a lista dos melhores atletas do torneio e também a classificação geral.
A Taça Paraná de voleibol é realizada pela Federação Paranaense de Voleibol, com patrocínio da Asics. Apoiam o evento a Secretaria do Esporte do Paraná, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Unibrasil, APCEF-PR, Godo Sports, Gelo Moreira, Segasp Sport e Supergraf. A competição se desenrola como uma grande vitrine de atletas em formação que certamente dentro de pouco tempo estarão despontando como grandes promessas do voleibol brasileiro.
Finais:
Mirim Masculino
Final: Fluminense 3 x 0 Neo Master – 9h30 – Tarumã
3º e 4º: Botafogo 1 x 2 São Caetano – 8h – Tarumã
Mirim Feminino
Final: Tijuca Tênis Clube 3 x 0 Fluminense – 9h30 – Tarumã
3º e 4º: Sogipa 2 x 0 Flamengo – 8h – Tarumã
Infantil Masculino
Final: Sogipa 3 x 2 Círculo Militar/Dom Bosco – 9h30 – SEES
3º e 4º: Ginástica/Novo Hamburgo 2 x 1 Botafogo – 8h – SEES
Infantil Feminino
Final: Fluminense 3 x 1 Grêmio Náutico Clube – 9h30 – SEES
3º e 4º: Paraná Clube/Expoente 2 x 0 Vasco da Gama – 8h – SEES
Infanto Juvenil Masculino
Final: Sada/Cruzeiro 2 x 3 Tijuca Tênis Clube – 9h30 – Círculo Militar do Paraná
3º e 4º: Circulo Militar/Dom Bosco 0 x 2 APAAVôlei/Marcopolo – 8h – Círculo
Infanto Juvenil Feminino
Final: Fluminense 3 x 0 Sogipa – 9h30 – AABB
3º e 4º: Paraná Clube/Expoente 2 x 1 São Caetano – 8h – AABB
Juvenil Feminino
Final: Unibrasil 3 x 1 Nova Geração – 9h30 – AABB
3º e 4º: Bom Jesus/Lapa 0 x 2 São José dos Pinhais – 8h – AABB
– –