Por assessoria, em Curitiba (PR)
A 20ª edição da Taça Paraná, maior competição de voleibol nas categorias de base da América do Sul, foi realizada entre os dias 29 de outubro a 02 de novembro, em São José dos Pinhais, e contou com a participação de 42 clubes, num total de 68 equipes, sendo 44 femininas e 24 masculinas, de sete estados brasileiros. Ao final da competição, o Paraná subiu seis vezes no lugar mais alto do pódio, sendo campeão nas categorias Sub-16, Sub-18 e Sub-21.
Com a presença de aproximadamente 1.500 pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e organização, a edição deste ano contou com as categorias Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-21, nos naipes feminino e masculino. Após ótimos resultados, seis equipes paranaenses garantiram o título de campeão da sua categoria. No Sub-16 feminino, o título da Série Ouro foi conquistado pelo Nelp/Univôlei Paranaguá ao vencer o CR Flamengo (RJ) por 3 sets a 0 (25/20, 25/15 e 25/14). Na Série Prata, Avotol/Toledo superou o Círculo Militar do Paraná/Trane por 3 a 1 (25/23, 19/25, 25/09 e 25/17) e ficou com o título.
Na categoria Sub-18 feminino, o São José dos Pinhais/Aiel foi o campeão invicto da Série Ouro, com apenas três sets perdidos, ao vencer o Colégio Martin Luther/Sicoob/Mal. C. Rondon por 3 a 1 (25/18, 25/11, 19/25 e 25/23). Na Prata, a equipe do litoral paranaense, Nelp/Univôlei Paranaguá, garantiu o segundo título na competição ao enfrentar o Santa Mônica Clube de Campo e vencer o duelo por 3 a 0 (25/18, 25/14 e 25/23).
“Este ano foi tudo muito rápido. Tivemos alguns contratempos antes e durante a Taça, mas as atletas estavam focadas em ganhar. No Sub-18 não conseguimos jogar com a equipe completa, algumas estavam no Sub-16, mas elas se superaram a cada partida. Fizemos bons jogos com equipes tradicionais como Sesi, Barueri e Círculo militar. No Sub-16, o time estava completo, todos os jogos com uma postura de equipe que gostaria de vencer a maior competição da América Latina. Lembrando que nosso projeto tem apenas oito meses”, contou o técnico do Nelp, Welington Silva.
No Sub-18 masculino, o time da casa foi quem comemorou. São José dos Pinhais/Aiel enfrentou PM Medianeira na final da Prata e venceu por 3 a 1 (25/15, 25/15, 21/25 e 25/22). “A Taça Paraná é o maior campeonato de base e todos querem essa conquista. Nos preparamos muito para esse momento. A equipe masculina Sub-18 caiu em um grupo bem complicado, com os dois finalistas da Ouro, e acabou na série prata, no qual foi extremamente competente e ganhou todos os jogos. No Sub-18 feminino, fui campeã como atleta e tinha o sonho de conquistar como técnica. O time está comigo desde 2017 e evoluímos muito no processo. Entramos muito focadas e, mesmo nos momentos de dificuldades, encontramos oportunidades para nos reinventarmos. Esse grupo é incrível e não tenho palavras para descrever”, disse a técnica dos times de São José, Cibele Carbornar.
Na decisão da Série Ouro do Sub-21 masculino, Smel/Araucária/Aspma/Berneck/Easysports, que chegou na final invicto, superou o Instituto OBI/São Sebastião (SP) por 3 a 1 (19/25, 25/17, 25/21 e 25/23) e comemorou o título. “Nossa participação na Taça Paraná foi incrível. A equipe foi muito bem em todos os aspectos, mas a garra e a determinação que mostraram dentro de quadra foi o diferencial que nos levou a conquistar esse título inédito para nossa cidade de forma invicta. Fizemos uma campanha impecável com apenas um set perdido em toda competição. O empenho dentro de quadra de todos proporcionou a conquista em premiações individuais, melhor levantador (Juninho), melhor líbero (João Pedro), melhor atacante (Acerola) e melhor jogador (Marcos Paulo). Só tenho que parabenizar aos atletas e agradecer minha Comissão Técnica, a SMEL e a ASPMA e todos nossos patrocinadores pelo apoio dado ao nosso projeto”, afirmou o técnico Everson Ribeiro.
Equipes paranaenses
Authentic Vôlei Maringá
Avotol/Toledo
AVP/Dental Uni/Curitiba
Círculo Militar do Paraná/Trane
Clube Curitibano
Colégio Martin Luther/Sicoob/Mal. C. Rondon
Nelp/Univôlei Paranaguá
PM Medianeira
Pro-Vôlei Pato Branco
São José dos Pinhais/Aiel
Smel/Araucária/Aspma/Berneck/Easysports