De São José dos Pinhais (PR), Josi Schmidt
O técnico da seleção brasileira masculina sub-20, Leonardo Carvalho, o Léo, está em São José dos Pinhais para acompanhar a Taça Paraná de Voleibol, maior competição de vôlei das categorias de base da América Latina, que conta este ano com a participação de 139 equipes.
Léo veio com objetivo de descobrir novos talentos da categoria infantojuvenil, naipe masculino, como já fez em 2013 e 2014. “Juntamente como o Campeonato Brasileiro de Seleções (CBS), a Taça Paraná são as principais competições das categorias de base. E daqui sairão grande parte dos atletas que integrarão a seleção. Esse grupo de meninos nascidos em 99 e 2000 já começou a ser observado em março no CBS onde já realizamos uma primeira convocação. Porém, tinham poucos com essa idade de 16 e 17 anos e aqui tem um número maior que pode ser avaliado e que, em uma próxima oportunidade, podem ser convocados visando o campeonato mundial”, explicou o técnico.
Léo destacou também a dimensão do evento e disse estar impressionado com o nível da organização. “Em todos esses anos que participei o que mais me chama a atenção é o tamanho do evento, que tem uma adesão muito grande, com equipes inclusive na fila de espera aguardando alguma desistência. A Taça tem também uma importância enorme no processo de desenvolvimento desses atletas porque além de possibilitar o intercâmbio cultural, eles conseguem jogar em um nível maior do que costumam em seus estados. Isso resulta em mais experiência e essa é uma iniciativa fundamental para as equipes que fazem um importante trabalho de base”, ressaltou Léo.
A 16ª Taça Paraná é uma realização da Federação Paranaense de Voleibol (FPV), através da Prospection Produções e Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. Mais informações acesse: www.facebook.com/tacaparana e www.facebook.com/voleiparana .
Assessoria de imprensa FPV
Josi Schmidt
[email protected]