Por assessoria FPV
Três atletas paranaenses foram convocadas e representam o estado com a camisa da Seleção Brasileira de Vôlei feminino nos Jogos Pan-Americanos 2023, que começam nesta sexta-feira (20). A disputa será realizada em Santiago, no Chile, e conta com outros jogadores que passaram por equipes do Paraná.
As paranaenses convocadas são: as centrais Larissa Besen, natural de Marechal Cândido Rondon, e Luzia Nezzo, de Londrina, e a ponteira Maiara Basso, de Palotina. As atletas participaram da preparação em Saquarema e serão comandadas pelo treinador Paulo Coco na briga por mais um ouro para o Brasil.
Larissa e Maiara Basso tiveram parte da formação no projeto do Vôlei Marechal. Maiara também passou pela equipe do São José dos Pinhais/ AIEL e do Madero/ CWB. Recentemente, a central ajudou a seleção brasileira a conquistar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, no pré-olímpico disputado no Japão.
Já a central Luzia, que nasceu em Londrina, é um dos destaques das categorias de base do Brasil. A atleta, que em 2022 defendeu a camisa paranaense no Campeonato Brasileiro de Seleções, disputou recentemente o Mundial Sub-21 e entrou para a seleção do campeonato como uma das melhores centrais. A londrinense teve passagem pelo Clube Curitibano/Colégio Expoente e atualmente defende o Barueri.
Atletas com passagem pelo Paraná
Além das três paranaenses, outros atletas que estão com a seleção brasileira em Santiago passaram por equipes do Paraná. A oposta Sabrina Machado e a ponteira Talia Costa jogaram juntas no Curitiba Vôlei em duas temporadas (2018/19 e 2019/20). A ponteira ainda vestiu a camisa do São José dos Pinhais/ AIEL em 2020/21.
Na categoria masculina dois atletas convocados também passaram pelo Paraná. Um deles tem forte identificação com o estado devido a formação que teve no Toledo/ Avotol. O ponteiro Lukas Bergemann, que recentemente ajudou o Brasil a conquistar uma vaga nas Olimpíadas de Paris 2023, tentará conquistar o ouro com a amarelinha. O outro atleta que teve passagem por terras paranaenses é o levantador Brasília, que jogou no Copel Telecom/ Maringá Vôlei.
Vôlei no Pan-Americano 2023
As disputas de voleibol no Pan-Americano 2023 começam neste sábado (21) com a equipe feminina. O Brasil está no Grupo A, junto com Cuba, Argentina e Porto Rico, veja a programação dos jogos:
Grupo A – Feminino
- 21/10 – 10h30 – Brasil x Cuba
- 22/10 – 13h30 – Brasil x Argentina
- 23/10 – 10h30 – Brasil x Porto Rico
Já a disputa masculina começa após o término da competição feminina. O Brasil estreia no dia 30 de outubro diante da Colômbia. No mesmo grupo estão México e Cuba. Veja a programação:
Grupo A – Masculino
- 30/10 – 10h30 – Brasil x Colômbia
- 31/10 – 13h30 – Brasil x México
- 01/11 – 10h30 – Brasil x Cuba