Da redação, Josi Schmidt
Nos dias 11 e 12 de agosto será realizada em Maringá a II etapa Regional Sul de Paravôlei. A abertura oficial da disputa masculina será às 13h30, porém a disputa começa a partir das 8h30, no ginásio Valdir Pinheiro, na Vila Olímpica.
A primeira etapa foi realizada no Círculo Militar do Paraná, em Curitiba, no mês de abril, onde a equipe da casa garantiu o título. Conforme acontece todos os anos, cada equipe é responsável por sediar uma das etapas. Nesta próxima etapa será a vez da Associação dos Deficientes por Amputação de Maringá (ASSAMA) sediar a competição. Na primeira etapa a equipe maringaense ficou com a segunda colocação.
A ASSAMA foi criada em 1994, porém a ideia de montar um time surgiu em 2005. Um ano depois a competição começou a ser realizada e de lá para cá o IPP Curitiba Paravoley soma 12 títulos. A equipe conta com a participação de atletas que já vestiram a camisa da seleção brasileira diversas vezes, inclusive na conquista da quarta colocação nas Paralimpíadas do Rio e recentemente o bronze no Mundial realizado na Holanda.
Para o técnico da ASSAMA, Antonio Jacinto dos Santos – professor Tony, o objetivo da equipe é garantir uma medalha. “A expectativa é realizar um campeonato tranquilo já que estarão as quatro equipes do Paraná. Em relação a classificação é se manter no pódio”, disse.
TABELA DE JOGOS
Sábado (11.08)
8h30 – IPP Curitiba Paravoley x Círculo Militar-Curitiba
10h – AVPL-Paranaguá x ASSAMA/Unifil/Maringá
14h – IPP Curitiba Paravoley x AVPL-Paranaguá
16h – ASSAMA/Unifil/Maringá x Círculo Militar-Curitiba
Domingo (12.08)
8h30 – Círculo Militar-Curitiba x AVPL-Paranaguá
10h – ASSAMA/Unifil/Maringá x IPP Curitiba Paravoley
História
O vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. A união das duas modalidades fez surgir o vôlei sentado em 1956. Utilizando basicamente as regras do vôlei, o esporte tem um ritmo frenético e é disputado oficialmente desde as Paraolimpíadas de Arnhem-1980, na Holanda. Em Toronto-1976 apareceu como exibição.
Quando entrou no programa paraolímpico, o vôlei sentado dividia espaço com a modalidade disputada em pé. Após 24 anos compartilhando os holofotes, a modalidade ganhou destaque de vez a partir dos Jogos de Atenas-2004, quando o vôlei paraolímpico passou a ser disputado apenas com os atletas sentados.
Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.
Assessoria de imprensa FPV
[email protected]
www.facebook.com/voleiparana
www.flickr.com/voleiparana
instagram @voleiparana